skip to Main Content
Como Abrir Uma Empresa Eireli?

Como abrir uma empresa Eireli?

A Lei nº 12.441 de julho de 2011 acrescentou ao Código Civil uma nova natureza jurídica, que passou a vigorar em janeiro de 2012: a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, também conhecida por EIRELI

Antes disso, entretanto, quem quisesse abrir uma empresa no regime de sociedade limitada, conhecido LTDA, precisava obrigatoriamente ter um sócio. Que tal entender melhor o que é e como abrir uma empresa Eireli? Continue lendo o artigo! 

Entenda o que é uma EIRELI

EIRELI é um modelo de empresa constituída por uma única pessoa física, detentora da totalidade do capital social. Até então, para constituição de uma pessoa jurídica sem precisar de outro sócio, entretanto, o empresário podia optar somente pelas modalidades Empresário Individual ou Microempreendedor Individual (MEI). 

Desse modo, as vantagem com relação ao modelo de Empresário Individual que já existia, é a responsabilidade limitada. Isso quer dizer que em caso de problemas financeiros somente o patrimônio da empresa poderá ser usado para arcar com as dívidas decorrentes de sua atividade, mantendo assim, o patrimônio pessoal do sócio protegido, desde que não haja fraude. 

Buscando essa “proteção”, era comum que ao decidir constituir uma empresa uma pessoa só, optasse então, por uma sociedade fictícia, incluindo um sócio fantasma. Dessa forma, criação desse novo modelo visa, principalmente, diminuir essas ocorrências ilegais.  

Outra vantagem de abrir empresa EIRELI, é que não há limite de faturamento como há para o MEI (R$ 81.000,00 por ano).  

Confira Nossos Serviços - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Tamarthi Assessoria Empresarial

Saiba como abrir empresa EIRELI

Para constituir uma EIRELI, porém, existe a exigência de um capital social mínimo, que deve ser de pelo menos 100 salários mínimos vigentes no país. Esse valor serve como uma garantia para os credores, que, em caso de falência sabem que podem assim, contar com esse valor. Essa garantia é necessária já que uma das características desse regime é que o patrimônio pessoal do sócio fica protegido em caso de falência. 

Ao contrário de outros regimes, pode-se abrir uma EIRELI independente do ramo de atividades que deseje exercer. Também não há restrições quanto ao regime tributário. O empresário pode então,  definir o objeto social e o regime que julgar mais conveniente. 

Salvo as diferenças que variam de acordo com a localização, os procedimentos são os mesmos que para os outros tipos de sociedade que são:

1 – Consulta de viabilidade prévia junto a Prefeitura para verificar se existe algum impedimento para o exercício da atividade no local escolhido;

2 – Registro do contrato social, que para as EIRELIs é chamado de ato constitutivo, na Junta Comercial ou no Cartório de Registro. 

3 – Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), junto a Receita Federal;

4 – Inscrição Municipal, junto a Prefeitura do município do estabelecimento;

5 – Inscrição Estadual, para as atividades que necessitam, junto a Secretaria de Estado;

6 – Alvará de Localização e Funcionamento, junto a Prefeitura do município do estabelecimento; 

7 – Alvará Sanitário e outras licenças especiais em órgãos reguladores, que possam ser exigidos de acordo a atividade escolhida.

Conclusão

Encontrar um contador de confiança para orientar e acompanhar todos os procedimentos necessários para abrir uma empresa Eireli é fundamental. Apenas dessa forma é possível garantir que todos os passos vão ser executados corretamente e evitar problemas com o fisco. 

Uma das principais vantagens de abrir empresa Eireli é não ter um limite de faturamento anual. Além disso, o negócio pode ser beneficiado com alguns incentivos do governo voltados para micro e pequenas empresas. Caso opte por esse modelo, não se esqueça da importância de encontrar um escritório de contabilidade de confiança para auxiliá-lo. 

Precisa de ajudar para abrir uma empresa Eireli? Tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco! 

Quero Agendar Uma Reunião - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Tamarthi Assessoria Empresarial

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!