skip to Main Content
Como Aumentar As Vendas Em Uma Farmácia

Como aumentar as vendas em uma farmácia

Às vezes, pode parecer difícil descobrir como aumentar as vendas em uma farmácia. Mas, calma; há solução!

A primeira coisa que você precisa compreender antes que possamos prosseguir é: a sua farmácia precisa, acima de tudo, fornecer valor ao cliente.

O consumo funciona da seguinte forma: o cliente geral possui um recurso (dinheiro) e busca algo que solucione um problema, necessidade ou desejo. Então, ele fornece o recurso para a empresa que, em troca, fornece um conjunto de benefícios – o tão famoso valor.

Se você quiser compreender a fundo como aumentar as vendas em uma farmácia, precisará se lembrar disso!

Se esse conjunto de benefícios estiver abaixo das expectativas do cliente, que podem ser influenciadas por diversos fatores, ele achará que o preço é alto demais e decidirá não comprar.

Então, precisamos contornar isso. Não dá para “empurrar” meia-dúzia de remédios para os clientes e esperar que funcione. Por isso, será preciso investir – e isso, talvez, nem vá necessitar do seu dinheiro. Só de uma pequena mudança de hábitos!

Vamos lá?

O CLIENTE GOSTA DE VARIEDADE

E ponto final. Se o seu negócio não oferece uma boa variedade de marcas, é só mais uma farmácia em meio a tantas outras. E é exatamente isso que o consumidor irá pensar.

Na verdade, é o que muitos farmacêuticos consideram como uma situação natural, também. Ter uma farmácia não significa apenas ter remédios nas prateleiras e esperar que o público venha até você. De fato, remédios são necessidades básicas, cuja demanda só irá acabar quando as pessoas não ficarem mais doentes.

Até lá, é interessante investir em trazer produtos diferenciados que possuam algum atrativo para o cliente. Então, não invista apenas nas barrinhas de cereais que estão nas prateleiras de qualquer supermercado ou farmácia local. Pesquise sobre esses produtos e descubra quais são os mais recomendados por nutricionistas e profissionais similares.

A ideia é que, quando o cliente chegar à sua farmácia, ele tenha, à sua disposição, um verdadeiro arsenal de marcas.

O CLIENTE GOSTA DE ATENÇÃO

Se procurarmos a definição de servir, encontraremos “prestar serviços” e “cumprir deveres”. Por isso, você precisa prestar o seu serviço da melhor forma possível. Mas não espere que isso vá garantir que todos os clientes venham até você.

Como aumentar as vendas em uma farmácia sem compreender o que o cliente precisa e deseja?

Como dissemos anteriormente, é relativamente fácil ter uma farmácia e ser como qualquer outra. Encontrar o diferencial que é a parte difícil.

O seu estabelecimento pode contar com as mais variadas marcas e produtos do país. Entretanto, isso não significa muita coisa se o seu cuidado com o cliente acaba no momento em que ele passa o cartão ou lhe entrega o dinheiro.

Na verdade, o farmacêutico possui um grande diferencial em suas mãos, mas, muitas vezes, não sabe aproveitá-lo. E estamos falando justamente daquilo que torna o farmacêutico apto a trabalhar: sua formação!

A formação do farmacêutico permite que ele auxilie os clientes na hora de escolher os produtos e como consumi-los da forma correta. Esse tipo de atitude pode ser o diferencial perfeito para que o cliente decida sempre ir até a sua farmácia, e não àquela outra que, talvez, possa até ser mais próxima de sua residência, mas não tem o SEU DIFERENCIAL.

Desenvolva uma relação amigável e lucrativa com os seus clientes. Eles vão gostar dos resultados e você obterá maiores lucros.

O CLIENTE GOSTA DE PROMOÇÃO

Sabe aquele produto novo, que você está pensando em comprar para integrar as suas prateleiras? Que tal negociar descontos com o fornecedor, ou mesmo amostras grátis, e distribuí-las para os clientes?

Essa é uma excelente forma de garantir que o seu cliente se sinta especial e possa adquirir alguns produtos por preços baixos (ou mesmo inexistentes).

É o tipo de atitude que gera valor e que será ótima para o seu negócio.

COMO AUMENTAR AS VENDAS EM UMA FARMÁCIA PELA WEB

Outra dica importante: hoje em dia, existem redes farmacêuticas atendendo online, com preços mais baixos e entrega a domicílio. Que tal investir no negócio?

Assim, você pode ofertar produtos diferenciados, garantir maior conforto para o seu cliente e estar presente em mais de um canal de vendas. E o melhor: o estoque para a web não precisa ser o mesmo da sua farmácia!

Assim, se você cuidar bem da sua loja online, garantindo que os produtos disponibilizados possuem disponibilidade de estoque, verá os resultados da sua loja online chegando em pouco tempo.

Outra recomendação para o ambiente virtual é a produção de conteúdo relevante para o seu cliente. Para isso, é possível produzir textos com dicas para a saúde, alimentação, produtos que podem ser utilizados para fins diversos, etc.

Só será necessário compreender os fundamentos de Marketing Digital (e, para isso, recomendamos a contratação de uma agência especializada em Marketing Digital e de Conteúdo).

COMO AUMENTAR AS VENDAS EM UMA FARMÁCIA COM A CONTABILIDADE

Para terminarmos, é preciso ressaltar a necessidade de você contratar uma contabilidade especializada em farmácias.

O contador é muito mais que um profissional que contabiliza os números da empresa. Na realidade, ele é responsável por auxiliar na gestão, contribuindo com inúmeras tarefas que, sem sua presença, demandariam total responsabilidade e atenção por parte do farmacêutico, que já possui várias tarefas em sua rotina.

Além disso, a tomada de decisões para projetos e expansões (como uma loja virtual, promoções, estoque e etc) pode ser realizada de forma estratégica e assertiva, já que o farmacêutico terá a seu dispor dados bastante específicos.

A economia também é grande. Através de um planejamento tributário de qualidade e adequado à realidade da sua farmácia, será possível pagar somente os impostos necessários e direcionar recursos para o que a sua farmácia precisar, principalmente a variedade.

Portanto, tenha em mente que a presença desse profissional é primordial para o seu negócio.

Agora você já sabe como aumentar as vendas em uma farmácia. Gostou das nossas dicas? Não deixe de comentar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top