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Como Aumentar As Vendas Em Uma Farmácia

Como aumentar as vendas em uma farmácia

Às vezes, pode parecer difícil descobrir como aumentar as vendas em uma farmácia. Mas, calma; há solução!

A primeira coisa que você precisa compreender antes que possamos prosseguir é: a sua farmácia precisa, acima de tudo, fornecer valor ao cliente.

O consumo funciona da seguinte forma: o cliente geral possui um recurso (dinheiro) e busca algo que solucione um problema, necessidade ou desejo. Então, ele fornece o recurso para a empresa que, em troca, fornece um conjunto de benefícios – o tão famoso valor.

Se você quiser compreender a fundo como aumentar as vendas em uma farmácia, precisará se lembrar disso!

Se esse conjunto de benefícios estiver abaixo das expectativas do cliente, que podem ser influenciadas por diversos fatores, ele achará que o preço é alto demais e decidirá não comprar.

Então, precisamos contornar isso. Não dá para “empurrar” meia-dúzia de remédios para os clientes e esperar que funcione. Por isso, será preciso investir – e isso, talvez, nem vá necessitar do seu dinheiro. Só de uma pequena mudança de hábitos!

Vamos lá?

O CLIENTE GOSTA DE VARIEDADE

E ponto final. Se o seu negócio não oferece uma boa variedade de marcas, é só mais uma farmácia em meio a tantas outras. E é exatamente isso que o consumidor irá pensar.

Na verdade, é o que muitos farmacêuticos consideram como uma situação natural, também. Ter uma farmácia não significa apenas ter remédios nas prateleiras e esperar que o público venha até você. De fato, remédios são necessidades básicas, cuja demanda só irá acabar quando as pessoas não ficarem mais doentes.

Até lá, é interessante investir em trazer produtos diferenciados que possuam algum atrativo para o cliente. Então, não invista apenas nas barrinhas de cereais que estão nas prateleiras de qualquer supermercado ou farmácia local. Pesquise sobre esses produtos e descubra quais são os mais recomendados por nutricionistas e profissionais similares.

A ideia é que, quando o cliente chegar à sua farmácia, ele tenha, à sua disposição, um verdadeiro arsenal de marcas.

O CLIENTE GOSTA DE ATENÇÃO

Se procurarmos a definição de servir, encontraremos “prestar serviços” e “cumprir deveres”. Por isso, você precisa prestar o seu serviço da melhor forma possível. Mas não espere que isso vá garantir que todos os clientes venham até você.

Como aumentar as vendas em uma farmácia sem compreender o que o cliente precisa e deseja?

Como dissemos anteriormente, é relativamente fácil ter uma farmácia e ser como qualquer outra. Encontrar o diferencial que é a parte difícil.

O seu estabelecimento pode contar com as mais variadas marcas e produtos do país. Entretanto, isso não significa muita coisa se o seu cuidado com o cliente acaba no momento em que ele passa o cartão ou lhe entrega o dinheiro.

Na verdade, o farmacêutico possui um grande diferencial em suas mãos, mas, muitas vezes, não sabe aproveitá-lo. E estamos falando justamente daquilo que torna o farmacêutico apto a trabalhar: sua formação!

A formação do farmacêutico permite que ele auxilie os clientes na hora de escolher os produtos e como consumi-los da forma correta. Esse tipo de atitude pode ser o diferencial perfeito para que o cliente decida sempre ir até a sua farmácia, e não àquela outra que, talvez, possa até ser mais próxima de sua residência, mas não tem o SEU DIFERENCIAL.

Desenvolva uma relação amigável e lucrativa com os seus clientes. Eles vão gostar dos resultados e você obterá maiores lucros.

O CLIENTE GOSTA DE PROMOÇÃO

Sabe aquele produto novo, que você está pensando em comprar para integrar as suas prateleiras? Que tal negociar descontos com o fornecedor, ou mesmo amostras grátis, e distribuí-las para os clientes?

Essa é uma excelente forma de garantir que o seu cliente se sinta especial e possa adquirir alguns produtos por preços baixos (ou mesmo inexistentes).

É o tipo de atitude que gera valor e que será ótima para o seu negócio.