Gestão de RH para empresas familiares
Segundo relatório do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 95% das 300 maiores empresas são controladas por famílias (Garcia, 2001).
Além disso, ainda de acordo com o relatório sobre empresas familiares, 80% das empresas existentes no mundo são familiares (Gersick et al. , 1997).
Fonte: LINK.
Sabemos que a gestão de RH para empresas é item dos mais relevantes para o bom andamento dos negócios, e em se tratando de uma empresa de cunho familiar, não seria diferente.
Mas, o que implica uma eficiente gestão de RH para empresas familiares? o que define uma empresa, como familiar? Qual a importância da gestão de RH nesse contexto?
Que tal refletirmos juntos sobre essas questões no artigo de hoje? Acompanhe e tire suas dúvidas!
Empresa familiar: o que é?
Apesar do termo explicitar do que se trata, não de fato, um consenso do que é uma empresa familiar.
Via de regra, definições como “empresa que tem sua origem vinculada a uma família”, “empresas onde as relações familiares estão presentes e interferem em sua dinâmica”, ou ainda “empresa que mantém membros da família na administração dos negócios”, são as mais aceitáveis.
Com essas características, em geral, podemos descrever empresas familiares como aquelas em que há parentes (pai, mãe, avô, avó, filho/a, sobrinho/a, neto/a, cunhado/a), e/ou entre os sócios e/ou entre os empregados/colaboradores. ( Fonte: SEBRAE).
A importância da gestão de RH para empresas familiares
Para o pleno funcionamento de um negócio, a integração dos setores da empresa deve ser tida como uma necessidade prioritária.
Sobretudo no que tange uma empresa familiar, a gestão de recursos humanos implica não apenas na questão de selecionar os profissionais e identificar os talentos na empresa, mas também e especialmente, na administração emocional e comportamental dos funcionários da organização.
Se pensarmos que no ambiente profissional, gerenciar conflitos é um desafio, ao direcionarmos nosso viés para as empresas familiares, esse desafio pode muitas vezes ser ainda mais intenso, pois implica em relacionamento entre parentes.
Daí o quanto é significativo para a saúde do negócio, investir em uma gestão de RH extremamente eficaz e que seja capaz de gerenciar da melhor maneira, os diferentes setores da organização.
Um dos grandes passos evolutivos, no sentido de executar ações de gestão de RH mais assertivas, é adaptar o modelo de negócios da empresa para a realidade atual.
Além disso, uma visão diferenciada de gestão de pessoas se faz necessária. Quando se fala em empresas familiares, os impactos resultantes dessa mudança são mais intensos, uma vez que recaem de forma direta sobre as principais lideranças da organização, via de regra, formadas por parentes do fundador ou do próprio presidente da mesma.
Dentre os principais papeis desenvolvidos pela gestão de Recursos Humanos em uma empresa familiar, podemos destacar:
- Uma forma mais ampla de olhar a empresa, investindo no viés do desenvolvimento da cultura organizacional e também das pessoas dentro da organização;
- Enxergar no capital humano, o recurso de maior valor dentro da empresa;
- Contribuir com a adaptação dos funcionários à cultura organizacional estabelecida pela empresa;
- Avaliar e analisar o desempenho dos funcionários, reter os talentos e estabelecer programas de treinamentos;
- Valorizar os colaboradores, estabelecer programas de benefícios e premiações, bem como promover um clima corporativo saudável e motivador, entre outros aspectos.
Ao apostar na gestão de RH na empresa, os resultados não tardam a aparecer, uma vez que os conflitos passam a ser administrados com mais eficácia, a produtividade tende a se potencializar e até mesmo a empresa passa a ser mais competitiva dentro do mercado em que atua.
A Tamarthi pode contribuir de maneira eficiente com a gestão de RH em sua empresa familiar. Temos os profissionais mais bem preparados do mercado para atuar nesse setor, contribuindo assim com o processo de gestão do seu negócio. Fale com a gente, será um prazer atende-lo (a)!