Os desafios do e-social
Com o advento do e-Social, agora é possível centralizar as informações relacionadas aos trabalhadores, desde exame admissional, contratações, demissões, até obrigações fiscais, dentre outras questões trabalhistas e previdenciárias, por exemplo.
Se por um lado, o e-Social facilita o envio e o acesso de todas as informações necessárias dentro desse contexto, o sistema criado pelo Governo Federal e parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), implica em uma série de desafios para as empresas ativas e para aquelas que estão em vias de criação.
A adequação ao sistema, por exemplo, é um dos principais desafios do e-Social, porém, não é o único. Saiba mais sobre o tema a seguir, em mais um post esclarecedor e essencial da Tamarthi Assessoria Empresarial.
Índice
Os desafios do e-Social: muito além das empresas de RH
Naturalmente, não apenas as empresas especializadas em Recursos Humanos serão impactadas pelo e-Social, mas todas as empresas, uma vez que obviamente, toda empresa que possui funcionários e/ou um setor de RH estão sujeitas a lidar com o sistema e sua implementação.
Afinal, as informações que incluem não apenas a área fiscal, como também o âmbito jurídico e até mesmo da medicina do trabalho, deverão ser cruzadas no sistema.
Isso por sua vez, requer a preparação das empresas, das pessoas responsáveis por estes setores, bem como a implementação da infraestrutura para aplicar o sistema de forma efetiva. Uma mudança sobretudo cultural deve entrar em voga nesse momento.
Os desafios do e-Social: autoconhecimento empresarial
Diante dos vários aspectos desafiadores que surgem com o sistema e-Social, certamente que o autoconhecimento acerca do próprio negócio é um dos mais relevantes.
Isso porque é preciso que o empreendedor tenha em mente como sua empresa funciona, quais procedimentos são realizados e qual o tamanho e tipo de negócio ele está inserido.
Dessa maneira, fica mais simples atender a demanda de exigências do e-Social, e assim, prestar contas com maior eficiência no que tange os dados necessários ao cumprimento das solicitações.
Os desafios do e-Social: informatização da empresa
A tecnologia é uma realidade inegável, principalmente no que tange o setor empreendedor. No entanto, é comum encontrarmos empresas com gestores ainda resistentes às mudanças.
Nesses casos, a simples implementação do sistema por meio de softwares pode ser um desafio enorme, principalmente quando o gestor da empresa encarna o espírito do “faz tudo”.
Como é preciso realizar a coleta e administração de dados de forma precisa, simplificada e automática, automatizar todo o processo através da tecnologia é fundamental, sobretudo devido as vantagens promovidas.
Os desafios do e-Social: seguir critérios para cumprir as obrigações legais
Disciplina e critério são fatores decisivos para que a implementação do e-Social na empresa seja bem-sucedida.
Sendo assim, estabelecer uma rotina de trabalho, seguindo um passo a passo para administrar e realizar a gestão de dados de cada colaborador que adentra à empresa, repetindo os procedimentos, facilitará a vida de todos.
Os desafios do e-Social: análise de cadastros
Ainda é comum que uma vez ou outra, algum dado referente a determinado funcionário esteja incorreto ou em conflito.
Um desafio a ser superado nesse sentido é analisar os cadastros, observar se há ou não alguma informação que não seja fidedigna e ajustá-la à realidade.
Para evitar maiores problemas com os órgãos oficiais, faça a correção no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).
Os desafios do e-Social: procure ajuda especializada
Toda a assessoria empresarial especializada, contabilidade e até mesmo a otimização do setor de recursos humanos, é muito mais do que bem-vinda: é primordial.
Uma ótima opção nesse contexto é entrar em contato com a equipe de atendimento da Tamarthi.
Fale hoje mesmo com nossos atendentes e veja como poderemos lhe ajudar a lidar melhor com as questões relacionadas ao e-Social.