6 Dicas para conseguir investidores para sua startup
Você tem uma ideia incrível e acredita ter criado uma invenção que irá revolucionar o mundo dos negócios? Se você está começando agora a empreender, é preciso ter em mente que apenas boas ideias e invenções revolucionárias, por si sós, não são suficientes para colocar seu negócio em prática.
Quem tem uma startup sabe que o primeiro passo rumo a tirar o projeto do papel é conseguir conquistar a confiança dos possíveis investidores, para assim, ganhar aquele empurrão necessário para que o produto ou serviço decole.
Mas afinal, o que é uma startup e como trazer investimentos para o empreendimento? Falaremos sobre isso a seguir e de quebra, compartilharemos 6 dicas para potencializar as chances de trazer investidores para o projeto, acompanhe.
Índice
O que é uma startup?
O termo startup se refere a empresas iniciantes, que geralmente começam com uma ideia com potencial de crescimento para produção em larga escala. Geralmente, são grupos de pessoas que se unem para trabalhar em uma ideia ou serviço promissor, em busca de investidores para lançar seu produto no mercado.
#1: mostre que sua ideia vale a pena
Já dizia o poeta: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Portanto, é preciso que seu discurso seja sincero, afiado, legítimo e que convença os investidores.
Mas vá além do discurso, dê provas que a sua ideia gera valor e resultados e com isso, demonstre acima de tudo, credibilidade aos seus futuros parceiros de negócios.
#2: Planejamento e orçamento bem definido
Não dê um tiro no escuro ao lançar sua ideia ao possível investidor. Demonstre planejamento e faça um orçamento dentro da realidade, nem abaixo e nem acima. Faça um checklist dos gastos necessários, como por exemplo, viagens, despesas diversas, taxas, impostos, investimento em marketing, etc.
Desta forma, você terá uma ideia mais clara do quanto precisa e demonstra que sua startup está organizada, o que também traz maior credibilidade ao sue negócio perante os investidores.
#3: Descubra quem são os potenciais investidores
Procure traçar o perfil de quem é seu investidor em potencial. Para tanto, pesquise e procure obter respostas relevantes sobre os ideais, estilo de vida e perfil de negócios destes empresários que se sentiram inclinados a investir na sua startup.
#4: Marque presença online e seja uma autoridade em seu nicho
A força das redes sociais e internet em geral é inegável. Por isso, se possível, aposte em desenvolver um bom trabalho em marketing digital e marketing de conteúdo, marcando presença online e desenvolvendo sua autoridade na área em que atua.
Isso irá potencializar as chances de segmentar seu público alvo e personas, atraindo os investidores que dialogam com sua startup.
#5: Busque investidores alinhados à sua hierarquia
Supondo que você ainda é um empreendedor iniciante e desconhecido, é mais fácil que sua busca por um investidor que esteja no mesmo nível (ou seja, um apoiador também desconhecido) tenha mais sucesso, do que pleitear investidores de renome e já consolidados.
Claro, isso não é uma regra, tampouco significa que sua empresa não possa ter o apoio de um grande nome. Mas você terá maiores probabilidades se almejar um alvo menos famoso, digamos assim.
#6: Cumpra suas promessas
Sua ideia necessita entregar ao investidor, a solução exata ao que se propõe. Se em qualquer momento o possível investidor perceber que não há clareza em seu produto, e que ele promete algo que não realiza, automaticamente suas chances de elevar a startup a um patamar mais elevado caem por terra.
Responsabilidade, ética e comprometimento são fatores determinantes para todo negócio.
Dúvidas sobre o assunto do artigo de hoje? Fale com a gente, vamos trocar ideias!