skip to Main Content
Conheça Os Principais Desafios Das Startups Brasileiras

Conheça os principais desafios das startups brasileiras

Não é novidade que o setor de startups está em franca expansão no mundo todo, sobretudo no Brasil.

Estudos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mapearam cerca de 4.500 empresas. Com o intuito de alavancar ainda mais o setor, foi criado ainda um programa de incentivo: Start-Up Brasil. Os investimentos anunciados foram de R$ 9,7 milhões.

Mas, em como todo negócio, nem tudo são flores. Há sempre alguns entraves e desafios, que demandam persistência e superação, além é claro de criatividade e foco.

Se você está relacionado com o universo das startups ou até mesmo está à frente de algum projeto neste sentido, é importante ter consciência desse mercado e o que esperar dele.

Conheça a seguir, os principais desafios das startups brasileiros e como ser bem-sucedido (a) nessa empreitada.

Profissionais que atendam demandas específicas

A linha nada tênue que muitas vezes separa a formação teórica dos profissionais formados com a demanda específica e prática de uma startup ainda é um desafio a se superar no setor.

Em alguns mercados, a disparidade é bem elevada, caso do setor tecnológico, por exemplo.

Sendo assim, é comum que as empresas contratem pessoas que demonstrem mais habilidades na área do que exatamente formação. Sendo assim, um desafio constante é muitas vezes convencer o colaborador a acompanhar o dinamismo do nicho em questão, se atualizando no segmento frequentemente.

Desenvolver uma cultura organizacional

Os fundadores e sócios/colaboradores de uma startup necessitam também se ater ao desafio de criar e desenvolver sua cultura organizacional, ou seja, um diferencial pautado pelos valores que movem a startup.

Esse propósito é uma das formas de agregar mais valor ao projeto/ideia/produto/serviço, gerando identificação com as pessoas, sendo valorizado e disseminado mundo afora.

Além disso, as startups bem-sucedidas demandam sempre mais funcionários, o que implica numa mudança constante dentro do quadro funcional. É aí que temos outro desafio importante: manter os colaboradores motivados e alinhados ao propósito da empresa, e jamais deixar de entender os motivos da criação da startup, seguir em frente rumo ao futuro, mas sem deixar de lado as raízes.

Abandonar a cultura da punição ao erro

Se uma startup, via de regra, é um ambiente acima de tudo, para experimentações e inovação, é comum que erros sejam cometidos, até para que se encontre o caminho mais coerente a se trilhar.

É preciso arriscar! Ter em mente que “o erro é apenas o caminho para o acerto”. Se as pessoas à frente da empesa cultivam a cultura da punição, os colaboradores serão podados em seus talentos e o acerto ficará cada vez mais distante.

Manter um diálogo aberto enquanto gestor, dando espaço para que as pessoas possam expor ideias e buscar alterativas inovadoras, é um desafio atual e que pode ser vencido se houver disposição para isso.

Atrair e reter talentos

Assim como no mundo das vendas, onde é preciso atrair, conquistaram encantar e fidelizar os clientes, em uma startup é preciso lançar mão de estratégias que cativem o colaborador de talento e que irá ajudar o projeto a crescer.

Para atrair esses talentos, criar um ambiente de trabalho mais acessível, descontraído e confortável, é extremamente benéfico.

É importante entender como ambiente descontraído, aquele onde a equipe de trabalho sinta-se desinibida, onde o clima seja amigável, e onde os gestores consigam motivar e engajar seus colaboradores.

Comemorar os bons resultados da empresa, happy hour, eventos especiais com palestras diferenciadas, são caminhos interessantes para atrair talentos e retê-los na startup.

Precisa de alguma ajuda e esclarecimento em relação às startups e/ou até mesmo abertura de empresas? Fale com a Tamarthi, será um prazer ajudar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Classificar post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *