skip to Main Content
7 Dicas De Administração Financeira Para Clínicas E Consultórios

7 Dicas de administração financeira para clínicas e consultórios

Abrir o próprio negócio é para muitos a grande oportunidade de ter sua independência financeira e também maior flexibilidade de tempo.


Dentre a extensa gama de possibilidades que o mercado oferece, certamente o de clínicas e consultórios, médicos, odontológicos, e/ou de estética em geral, está entre os mais promissores.
Para tanto, é preciso investir tanto em conhecimento e estratégias, quanto em tempo e dedicação. Esses são alguns dos pilares que sustentam o sucesso de um negócio, sobretudo no que diz respeito às finanças.

Saber como administrar a parte financeira principalmente é um fator essencial para ser bem-sucedido nesses ramos, tendo assim maiores chances de expandir o negócio e aumentar seu alcance, e claro, os lucros e/ou retorno do investimento.
E como a gestão financeira é fator primordial para alavancar uma empresa dentro desse nicho, é comum que ao administrar o negócio, sobretudo quando se está iniciando, surjam dúvidas e expectativas das mais diversas.

Mas não se preocupe, com as dicas de administração financeira para clínicas e consultórios a seguir você certamente otimizará essa importante tarefa, confira!

1- Separe a conta empresarial da conta pessoal

É comum o fato de muitas vezes, ao empreender o próprio consultório ou clínica centralizar as finanças da empresa na conta pessoal.
No entanto, evite isso a todo custo, uma vez que tal fator poderá confundir as finanças gerando assim problemas na administração financeira de sua clínica. O ideal é ter, ao menos, duas contas: uma para uso pessoal e outra da empresa.

2- Metas financeiras e planejamento

Outra dica relevante é estabelecer o planejamento de gestão das finanças. Este passo norteará todos os outros, daí sua importância.

Para tanto procure fazer:

• Detalhe do registro de gastos;
• Estimativas de faturamento;
• Estudos com dados estimados para curto, médio e longo prazo.

Com tais informações, fica mais fácil para o gestor financeiro visualizar com clareza, pontos onde a empresa demanda mais investimentos, o momento ideal para investir, dentre outros detalhes financeiros.

3- Mantenha uma reserva financeira para emergências

Trata-se de uma dica essencial para quem quer manter preservada a gestão financeira de uma clínica ou consultório.

Ao criar uma reserva, no caso de ocorrer algum contratempo, como por exemplo, o reparo de um equipamento, aumento repentino de custos de materiais junto aos fornecedores, e até mesmo questões trabalhistas, como o pagamento de bônus e/ou décimo terceiro salário dos funcionários, você não é pego desprevenido.

4- Controle do fluxo de caixa

Tenha tudo anotado de forma mais detalhada possível, para coletar informações a respeito de quanto foi utilizado na aquisição de materiais, pagamento de colaboradores, aluguel, telefone e internet, manutenção e reparos em geral, etc.

Fundamental em toda gestão financeira, o controle do fluxo de caixa organiza questões como despesas, gastos, investimentos, contratação de novos funcionários, corte de gastos, etc.

Caso tenha dúvidas sobre como proceder, busque ajuda especializada de uma empresa de consultoria financeira, por exemplo.

5- Aproveite recursos tecnológicos

A tecnologia é uma forte aliada na gestão financeira das empresas em geral, e com as clínicas e consultório não seria diferente.

Um software de gestão é capaz de otimizar todo o trabalho nesse sentido. Do fluxo de caixa até a emissão de notas fiscais, com o uso da tecnologia o administrador ganha em velocidade e eficiência.

Captura de Tela 2018-02-05 às 10.17.29 AM

 

6- Oriente seus colaborardes quanto o uso consciente dos produtos e materiais da clínica e/ou consultório

Uma situação recorrente em determinados estabelecimentos é o desperdício de materiais e produtos. É importante treinar e orientar os funcionários quanto a este fato, buscando formas mais econômicas e otimizadas do uso, para assim, evitar gastos desnecessários e prejuízo financeiro.

7- Contrate o serviço de uma assessoria empresarial

Uma empresa que ofereça serviços de Assessoria Contábil e de Planejamento Tributário é uma ótima alternativa para otimizar a gestão financeira de consultórios e clínicas.

Minimizar custos relacionados a tributos e efetuar a contabilidade efetiva do seu negócio são ações que trarão um ótimo retorno no que tange as finanças.

Se você tem dúvidas a respeito do tema e dos serviços mencionados, entre em contato conosco. Será uma honra apresentar nosso trabalho e ajuda-lo.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top