O que muda na relação empresa x funcionários com o e-Social?
om a implementação do sistema e-Social, todas as empresas que possuam empregados foram obrigadas a se cadastrar no programa, sejam elas enquadradas como Simples, MEI e até mesmo pessoas físicas que possuam empregados.
Mas no que tange a relação empresa x funcionários, o que há de mudanças com o e-Social? É sobre isso que falaremos a seguir, confira!
Registro dos empregados com o e-Social: uma das principais mudanças
Dentre as mudanças na relação de empregados e empresas, a mudança no registro é uma das mais evidentes.
A partir do e-Social, esse registro agora passa a ser informatizado, desde que todos os funcionários da empresa possuam cartão de identificação contendo:
- Nome completo;
- Número de inscrição no PIS;
- Horário de trabalho e cargo ou função.
Com o novo modelo informatizado, o empregador garante tanto a segurança, quanto a inviolabilidade, manutenção e conservação das informações.
Para tanto, ele deverá:
-
- Preservar o registro individual em relação a cada empregado;
- Preservar também o registro original, individualizado por empregado;
- Acrescentar ao registro, as retificações ou averbações, quando for necessário;
- Garantir , em qualquer tempo, o acesso da fiscalização trabalhista às informações, tanto por meio de tela e impressão de relatório, quanto de meio magnético.
Reforma trabalhista e e-Social
Muito se fala acerca da reforma trabalhista e a implementação do e-Social pelas empresas. Enquanto a reforma altera pontos como a remuneração da hora extra e também do banco de horas, e permite o parcelamento de férias em até três vezes durante um ano, o e-Social nos traz um novo modelo de prestação de contas. Para tanto, se utiliza de uma plataforma única, centralizando o envio de informações de cunho previdenciário e também trabalhista, aos órgãos do programa em questão.
Nesse contexto, temos uma espécie de “marco” nas relações não apenas entre empregados e empregadores, mas também entre empresas e governo
Com o sistema informatizado, temos uma maior exposição do dia a dia da empresa, com fiscalizações e autuações, distribuição da carga tributária, e teremos a forma de trabalho, em tese, mais facilmente controlada e fiscalizada.
E sua empresa, já está pronta para o e-Social? Precisa de ajuda? A Tamarthi oferece a consultoria e todo o suporte necessário para sua empresa se adequar ao novo sistema.
Fale com a gente agora mesmo, agende sua reunião!