skip to Main Content
Como Baixar O CNPJ De Empresa Inativa Ou Encerrada?

Como baixar o CNPJ de empresa inativa ou encerrada?

Se você decidiu empreender, abriu uma empresa e por algum motivo desistiu do negócio, é importante então, baixar o CNPJ o quanto antes. Com o CNPJ ativo, a empresa continua existindo para o governo e demais entidades, gerando assim, cobranças e obrigações fiscais.  

Esse pode ser um momento difícil para o empreendedor, dadas as expectativas que muitas vezes foram frustradas com o insucesso do negócio. Entretanto, a decisão deve ser bem pensada, pois uma vez baixado, não é possível então, reativar o mesmo CNPJ. Caso deseje retomar as atividades será necessário então, abrir um novo registro. 

Tomada a decisão, é necessário ter alguns cuidados antes de baixar o CNPJ para não ter problemas futuros. 

Confira Nossos Servicos Gif - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Tamarthi Assessoria Empresarial

Cuidados a serem tomados antes de baixar o CNPJ de sua empresa

Caso resolva dar baixa no CNPJ, é importante verificar em todas as esferas, se existe alguma pendência. Isso evita que débitos que tenham ficado em aberto sejam cobrados dos sócios. Veja algumas verificações que devem ser feitas:

Âmbito Trabalhista / Previdenciário

Antes de baixar o CNPJ, caso a empresa tenha algum funcionário registrado, é necessário realizar a rescisão contratual conforme a legislação vigente. Além disso, é preciso emitir a Certidão Negativa através do portal da Receita Federal, e caso ela não esteja disponível, consultar e solucionar as pendências. Outra consulta a ser feita é com relação ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), no portal da Caixa Econômica Federal.

Âmbito Federal

Também é verificada a regularidade através da  mesma Certidão Negativa que acu