skip to Main Content
Como Aumentar A Lucratividade De Farmácias E Drogarias?

Como aumentar a lucratividade de Farmácias e Drogarias?

Para aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias é importante, em primeiro lugar, manter uma boa administração. Mesmo que a empresa apresente bons resultados, sem a administração correta o administrador não terá informações suficientes para melhorar sua margem de lucros.

Devemos entender que a maior parte das farmácias e drogarias oferecem produtos e serviços similares e, em razão disso, um potencial cliente vai perceber pequenas diferenças que o fazem preferir um estabelecimento ao outro.

Portanto, o administrador não deve se limitar à revenda de medicamentos ou a oferta de determinados serviços, devendo buscar um diferencial para o cliente. A busca desse diferencial vai envolver toda a gestão, inclusive de pessoas e de estratégias de marketing, além do atendimento ao cliente.

Ou seja, para aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias é preciso ter uma visão completa da empresa, evitando que qualquer item possa oferecer impactos negativos para o resultado que se espera.

Para começar, o empresário deve considerar que o comportamento do consumidor está totalmente diferente de alguns anos para cá. Diante de um mercado mais concorrido, o consumidor possui opções de escolha e está exercendo esse direito.

Assim, é necessário dar atenção a essa mudança de comportamento, implantando estratégias que possam aumentar a frequência do estabelecimento e, ao mesmo tempo, garantir a fidelização dos clientes.

Ter total atenção com a sua farmácia é, sem dúvida alguma, imprescindível! Você pode utilizar sistemas para o varejo, desde que sejam adaptáveis para farmácias ou algum software específico para o seu ramo de atuação. Assim, você terá maior estabilidade para o seu trabalho, além de torná-lo mais confiável.

Não basta, no atual momento econômico, simplesmente manter meios tradicionais de atendimento: é preciso sempre buscar melhorias. Conhecer melhor os clientes é uma forma de oferecer aquilo que estão buscando.

Para aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias é de extrema importância manter uma boa comunicação com os clientes, transformando a venda em uma boa experiência de compra, oferecendo a atenção necessária para que, sempre que o cliente precise de um produto, lembre-se de uma determinada farmácia ou drogaria.

A seguir, apresentamos algumas sugestões para que o administrador possa aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias:

A implantação de indicadores de desempenho para o estabelecimento irá permitir, a qualquer momento, promover ajustes e elaborar estratégias para aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias.

O administrador deve ficar atento aos resultados dos indicadores de desempenho, principalmente à política de descontos aplicada, às condições comerciais de compra e a escala e volume de vendas.

Além desses indicadores, também são importantes o ponto de equilíbrio e o ticket médio. Com esses resultados em mãos, é possível definir metas de produtividade para que o estabelecimento consiga maior lucratividade.

O ticket médio é o valor médio de compra de cada cliente e sua análise permite estabelecer estratégias para aumentar as vendas, como, por exemplo, a implantação de novos nichos de produtos direcionados a um determinado perfil do público-alvo.

Dessa forma, o administrador poderá tomar as decisões mais adequadas a cada momento, melhorando os resultados do estabelecimento, aum