skip to Main Content
Gerenciamento De Entidades Do Terceiro Setor

Gerenciamento de entidades do terceiro setor

“Na gerência de uma instituição sem fins lucrativos, a missão e o plano são as boas intenções. As estratégias são os tratores. Elas transformam aquilo que você quer fazer em realizações” (Peter Drucker)

As entidades do terceiro setor, via de regra, desempenham um papel importante em nossa sociedade. Seja no atendimento às pessoas e famílias, bem como em processos de transformação de realidades, gerando empregos e incentivando o voluntariado, por exemplo.

Para que estas instituições sejam bem-sucedidas, o gerenciamento de entidades do terceiro setor é item fundamental.

Apenas com uma administração eficiente e assertiva, é possível superar os principais desafios do segmento, sendo que a contabilidade merece atenção especial dentro do contexto da gestão.

Veja a seguir, a importância do gerenciamento de entidades do terceiro setor e como encontrar suporte neste sentido, com uma consultoria adequada.

O que é terceiro setor?

Definimos terceiro setor, aquelas entidades que atuam em práticas e áreas diversificadas, como por exemplo meio ambiente, educação, bem-estar social, saúde, cultura, etc.  Em síntese, são associações e fundações que não tem como objetivo, o lucro.

Gerenciamento de entidades do terceiro setor: itens importantes

Quando falamos em gerenciamento de entidades do terceiro setor, o gestor deve estar atento a uma série de detalhes e itens de extrema importância, para administrar da melhor forma.

É preciso, por exemplo, se munir do máximo possível de dados e informações acerca da entidade, para:

  • Tomar as melhores decisões acerca da natureza financeira, operacional ou estratégica;
  • Investir na implementação de sistemas de controles internos;
  • Minimizar riscos operacionais;
  • Atender as regulamentações internas e externas;
  • Ter na contabilidade da empresa, uma poderosa ferramenta para executar uma gestão baseada em dados de qualidade.

Para contribuir com um modelo de gestão de entidades do terceiro setor, de forma eficaz, é necessário sobretudo, um Planejamento Estratégico.

Por meio deste planejamento, é possível ter de maneira mais clara, os objetivos e metas da instituição, as estratégias que serão adotadas, e com isso, superar de maneira mais tranquila, alguns entraves, mesmo aqueles de cunho burocrático.

Desta forma, até mesmo a conquista de benefícios, que são de direito das entidades do terceiro setor, como por exemplo, isenção de determinados tributos, e a quitação de obrigações assessórias, tornam-se simplificadas.

Como diz um ditado popular chinês:

“O segredo está na execução, essa é a disciplina que separa os que fazem daqueles que vão continuar pensando que isso é uma bobagem”.

Fazer um planejamento, definir as etapas necessárias para uma boa gestão, lançar mão do suporte necessário, como de uma consultoria, são como “motores” capazes de trilhar a “estrada” que leva ao destino de uma boa gestão. Pense nisso!

Consultoria e contabilidade para entidades do terceiro setor

Certamente que um dos maiores suportes na gestão destas entidades é poder contar com uma consultoria especializada neste segmento, bem como contar com profissionais especialistas na área contábil.

Lidar com alguns trâmites burocráticos, que posteriormente darão embasamento futuras fiscalizações e pagamentos de impostos, dentre outros aspectos relacionados, desde a área contábil até mesmo questões de certificações e estatutários, pode ter como solução, uma consultoria.

E você, já considerou buscar o suporte de uma assessoria especializada? Quer mais informações? Possui dúvidas? Estamos aqui para lhe ajudar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top