skip to Main Content
Crimes Eletrônicos: Como Proteger Sua Empresa

Crimes eletrônicos: como proteger sua empresa

Ataques virtuais e crimes eletrônicos são cada vez mais recorrentes contra empresas e negócios digitais em geral.

De acordo com uma matéria publicada no portal do Jornal do Brasil em 2016, até aquele momento os crimes virtuais provocavam perda anual de US$ 8 bilhões a empresas brasileiras.

Se você é um empreendedor digital, tem um site ou loja na internet, é de extrema urgência saber como proteger sua empresa dos ataques cibernéticos.

Não importa o tamanho de sua empresa e e-commerce, tampouco o nicho em que atua. Os crimes eletrônicos atingem a todos, e não apenas bancos ou grandes lojas.

Pensando nisso, a equipe da Tamarthi apurou algumas dicas importantes que irão ajudar a te mostrar como é possível proteger sua empresa de crimes eletrônicos.

Quer saber quais são as dicas? Continue conosco e saiba mais!

Crimes eletrônicos: “Brasil é o quarto país com maior número de ataques virtuais no mundo”

Segundo a pesquisa “Kaspersky Cyberthreat real-time map “, realizada pela empresa de antivírus Kaspersky, o Brasil é um dos alvos mais vulneráveis dos ataques dos cibercriminosos.

Investir na segurança virtual, portanto, implica diretamente na boa reputação de sua empresa e na confiança que as pessoas terão pelo seu negócio.

Selecionamos a seguir, alguns tipos de ataques virtuais mais comuns e como você pode proteger sua empresa deles:

  • Coleta de Contas: se trata de um crime eletrônico cuja intenção é roubar informações relacionadas as contas dos clientes da empresa. O cibercriminoso usa para fins ilícitos, a identificação de usuários e senhas roubadas do site.

Quando isso ocorre, a empresa gera medo e desconfiança em seus clientes e público, o que resulta numa má reputação e baixa de resultados.

Para se defender desse tipo de ataque, uma alternativa é mascarar os endereços e e-mail, bem como limitar o número de acessos errados, bloqueando após 3 tentativas, por exemplo.

  • Phising: sabe aqueles e-mails falsos, que imitam o de empresas conhecidas? Jamais clique nos links enviados por eles. Trata-se em boa parte, de Phising, utilizado com o intuito de coletar informações confidenciais.

Além disso, certifique-se de utilizar um bom programa antivírus e de mantê-lo sempre atualizado.

  • Spyware: capaz de instalar em sua máquina e/ou dispositivo um software mal-intencionado, esse tipo de ataque se infiltra de forma criminosa e capta informações.

Muitas vezes ocorre por descuido do próprio usuário, que acaba baixando qualquer tipo de arquivo.

Sendo assim, jamais clique em links desconhecidos e não baixe programas de fontes não confiáveis.

Proteja sua empresa de ataques virtuais: crie uma política de segurança

Sua empresa possui uma política de segurança? Não? Então já passou da hora de tomar tal iniciativa.

Para estabelecer a política de segurança, é essencial definir quais são as normas, bem como as restrições e permissões para a utilização de programas. Tudo deve ser pontuado no sentido de estabelecer adequações alinhadas às necessidades da empresa.  Comunique toda a equipe sobre o assunto.

Limitar acessos ao banco de dados, e esquematizar padrões e regras de segurança dificultará a ação dos criminosos.

Faça cópias de segurança de arquivos

Por mais que você invista em um ótimo antivírus e adote práticas de segurança que minimizem as chances da empresa sofrer com os crimes eletrônicos, infelizmente ninguém está imune a tal problemática.

Sendo assim, é sempre importante se precaver e evitar maiores prejuízos. Uma dica é fazer cópias de segurança e arquivos, dados e documentos de sua empresa.

Na pior das hipóteses, caso a empresa seja alvo de um ataque, o prejuízo será menor, com a cópia deste material.

Precisa de suporte para sua empresa, assessoria e mais dicas? Fale com nossa equipe! Teremos o maior prazer em lhe atender!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Classificar post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *