Diversificação no ramo da panificação: uma estratégia para vencer a concorrência
Foi-se o tempo em que uma padaria era tão somente, aquele lugar onde o cliente se dirigia para comprar o pãozinho francês ou tomar um café expresso, por exemplo.
Muito embora tais produtos continuem tendo seu papel dentro do conceito de uma padaria/panificadora, o ramo da panificação tem na diversidade de produtos e serviços, uma forte estratégia, tanto para crescer quanto para vencer a forte concorrência deste ramo.
Como apostar na diversificação no ramo da panificação? Como superar seus concorrentes e fortalecer sua padaria neste segmento? É sobre isso que falaremos no post de hoje, acompanhe!
Índice
Diversificação No Ramo Da Panificação: Aposte nas Tendências
A evolução tanto no que se refere à tecnologia, quanto ao que se refere ao comportamento do público consumidor, trouxe na verdade, uma revolução do segmento de panificação.
Há uma busca constante por novos serviços e produtos, e quem estiver antenado com estas tendências e preparado para suprir tal demanda, trazendo soluções, certamente sai na frente dos concorrentes que ignoram ou até mesmo se acomodam e negligenciam esta realidade.
Dentre as tendências, é importante que o empreendedor esteja sempre se atualizando em relação tanto aos maquinários, quanto aos produtos, decoração do ambiente e serviços oferecidos.
Para aprimorar sua padaria, anote a seguir algumas das tendências que estão despertando a atenção e demanda dos clientes do segmento de panificação:
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Melhor experiência de consumo
Seja para fazer uma boa refeição, seja para degustar um café de excelente qualidade, o público atualmente está em busca de espaços que passem a eles, a ideia de ser um lugar aconchegante e especial. Isso se traduz muitas vezes, em um boa iluminação, uma decoração temática, boa acomodação e sensação de bem-estar que tais características promovem ao usuário do espaço.
Sem contar com o atendimento, item que muitas padarias ainda deixam a desejar e que deve ser uma prioridade pra quem quer se destacar no setor.
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Produtos especiais e gourmets
É preciso ter um olhar mais abrangente em relação ao que os clientes buscam e pensar com carinho em suas necessidades e diferenças. Por exemplo, oferecer refeições na hora do almoço, levando em conta que sua padaria está próxima há um local onde há uma boa concentração de empresas, é uma boa sacada.
No entanto, não basta apenas oferecer o básico em refeições. Pense que há pessoas que por ventura, sejam veganas e vegetarianas, enquanto outra são intolerantes à lactose, por exemplo.
Outro ponto importante, para diferenciar sua padaria das demais, e apostar naquele público mais exigente, que curte produtos do estilo gourmet, por exemplo.
Do café à cerveja, há um vasto leque de opções que o empreendedor poderá investir para angariar este público e diversificar seus produtos.
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Práticas sustentáveis
Padrão elevado de qualidade, higiene, e especialmente a adoção de práticas sustentáveis, devem ser iniciativas levadas como prioridade no ramo da panificação.
Além de fortalecer a reputação da marca da padaria de forma positiva, é possível economizar desde recursos hídricos, até mesmo os energéticos e das matérias-primas utilizadas, graças a sustentabilidade.
E você, o que tem feito para sair na frente dos concorrentes? Conte pra nós!