skip to Main Content
Entenda Agora O Que São Incentivos Fiscais E Como Usá-los Em Sua Empresa

Entenda agora o que são incentivos fiscais e como usá-los em sua empresa

Incentivos fiscais: Entenda como enxugar sua tributação

Você já ouviu falar em incentivos fiscais? Eles são poderosas ferramentas para ajudar seu negócio a ter uma melhor performance no mercado. Leia nosso material e saiba mais sobre eles!

Incentivos fiscais são benefícios que sua empresa pode recorrer para se tornar mais competitiva e melhorar sua lucratividade.

Sendo sincero, esses dois pontos são grandes desafios enfrentados por qualquer gestor, principalmente aqueles que atuam com comércio de mercadorias.

Dessa forma, buscar formas que possam fazer do preço um atrativo, é uma estratégia que pode ser usada para atrair mais clientes, ou mesmo diminuir os custos envolvidos no seu negócio, permitindo que você tenha mais lucros e possibilitando a continuidade da sua empresa.

Então, entenda como usar incentivos fiscais para ajudar seu negócio a ter uma melhor performance.

Saiba o que são incentivos fiscais

Também conhecidos como benefícios fiscais, tratam-se de vantagens ofertadas pelo fisco, relacionadas ao cálculo e recolhimento de impostos, com o propósito de diminuir a carga tributária de seus contribuintes.

Dessa maneira, eles são uma forma de incentivar a economia ou setores e atividades específicos da sociedade, atrair mais empregos para uma região e melhorar a saúde financeira de determinadas empresas.

Mas, apesar de ser muito comum que incentivos fiscais sejam ofertados a grandes empresas, para que elas se instalem em uma determinada região, eles não se limitam a isso.

Por exemplo, em São Paulo, são os Programa de Ação Cultural (PAC) e o Programa de Incentivo ao Esporte (PIE).

Como exemplo, também podemos citar o Termo de Acordo de Atacadistas, Decreto nº 7.799/2000, que possibilita empresas do ramo a reduzirem sua base de cálculo para efeito de apuração do ICMS.

No âmbito federal, temos como exemplo de benefícios fiscais, o