Fidelização de clientes – Melhores estratégias
Talvez você já tenha ouvido falar que no mundo dos negócios, é muito mais viável economicamente, fidelizar clientes do que conquistar um novo.
Não que a prospecção de clientes não seja algo necessário e rentável, mas, na comparação, encantá-los e retê-los gera muitos benefícios e sai bem mais em conta.
De acordo com Philip Kotler, referência máxima do marketing mundial, “um cliente satisfeito conta para 3 pessoas sobre a experiência positiva na sua empresa. Por outro lado, um consumidor insatisfeito relata para 11 pessoas sua experiência negativa”.
Levando esse relato em conta, podemos perceber que a fidelização de clientes é importante não somente pelo fato de acarretar menos custos, mas também pelo alto impacto que ela pode exercer em seu negócio, tanto pelo lado bom, quanto pelo lado ruim.
Afinal, o que é a fidelização de clientes? Você sabe dizer quais são os efeitos da fidelização de clientes, as vantagens de realiza-la, e acima de tudo, como fazer para ser bem-sucedido (a) em suas estratégias de fidelização? Te contaremos a seguir, acompanhe!
O que é fidelização de clientes?
Sem síntese, fidelização de clientes pode ser definida como a capacidade de encantar o cliente de tal modo, que ele sempre comprará o seu produto ou serviço.
Ou seja, ele não vai ficar em dúvida se compra da sua empresa/marca ou da concorrente, ele escolherá você! Afinal, ele é fiel ao seu produto, ao valor que ele encontra na marca escolhida, devido a qualidade, a capacidade de suprir suas dores e sobretudo, com a satisfação no atendimento prestado a ele.
A fidelização de clientes atua no sentido de mostrar a ele, que de fato, ele é importante para a empresa. Como fazer isso? Com algumas estratégias que veremos a seguir.
Estratégias da fidelização e seus benefícios
Fidelizar o cliente é fazer com que ele se apaixone pela sua empresa. Ele relaciona seu produto ou serviço, com a sensação de bem-estar, acolhimento, carinho. E é exatamente esse um dos caminhos a se trilhar, no que diz respeito as estratégias para tal finalidade.
Oferecer brindes, vantagens e uma experiência de compra/venda diferenciada aos clientes, sempre com um atendimento impecável, é uma das maneiras de angariar e conquistar não apenas clientes, mas sobretudo, fãs para sua empresa. Os resultados de um cliente satisfeito e fiel são altamente impactantes e com extremo potencial para alavancar sua empresa.
Um cliente com nível máximo de satisfação, é publicidade gratuita para seu negócio. Ele se torna um amigo, um parceiro que atua como embaixador da sua marca, falando bem do seu produto e incentivando com que outras pessoas também comprem da sua empresa.
Com isso, a credibilidade e reputação do negócio crescem. Tenha em mente que o testemunho positivo de seus compradores é considerado o marketing mais eficaz de todos. Para tanto, execute a prestação de serviços e o atendimento ao cliente, com o máximo de qualidade possível. Outra estratégia relevante para a fidelização de clientes é disponibilizar canais de atendimento que facilitem a comunicação com ele, estimulando a interação.
Redes sociais, blogs, e tudo que gere interação e ajude a esclarecer dúvidas, pode ser usado como estratégia nesse sentido. Solucionar problemas de forma ágil e clara, também é um ponto a ser trabalhado pela empresa que visa fidelizar seus clientes.
O pós-venda também é fundamental para conquistar de vez o seu cliente. Nada de vender e abandoná-lo. Procure criar um vínculo com ele, acompanhar a satisfação dele com o serviço e produto, ver se ele está com alguma dificuldade ou dúvida, etc.
Outra dica importante: jamais deixe de investir no Marketing Digital e estratégias de Marketing de Conteúdo. São ferramentas poderosas atualmente e que jamais devem ser negligenciadas, ainda mais em startups, pequenas e médias empresas que estão começando.
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