skip to Main Content
Qual é O Melhor Regime Tributário Para Escritórios De Advocacia

Qual é o melhor regime tributário para escritórios de advocacia

Em qualquer segmento de atuação empresarial, a preocupação em relação ao pagamento de impostos e tributos deve ser uma prioridade, não é mesmo?

O que dizer então quando a atividade em questão se trata, por exemplo, de um escritório de advocacia?

Com certeza, a atenção é no mínimo, redobrada, afinal, são profissionais que lidam diariamente com leis e com o direito.

Assim como nos diversos setores econômicos e profissionais, a adoção do melhor regime tributário é fator determinante para minimizar custos e gastos e não se ver preso a uma carga tributária extremamente pesada.

Acontece que muitas vezes, por falta de conhecimento e de suporte especializado, muitas empresas, entre elas, os escritórios de advogados, acabam pagando impostos bem mais elevados do que deveriam pagar.

Exatamente por isso, é de extrema necessidade que se encontre modos de minimizar, de forma legal (até porque, sonegar impostos é um crime grave), os custos referentes aos tributos.

Há algumas maneiras de fazer isso, sendo que encontrar o melhor regime tributário para escritórios de advocacia, é um deles.

Quer saber como? Então acompanhe a seguir, como encontrar o melhor método tributário para o seu escritório.

Os regimes tributários

Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional. Estas são as possibilidades em regime tributário para que sua empresa fique em dia com os impostos.

É importante que ao escolher o regime tributário, o advogado e/ou sócio (s) contem com a ajuda de profissionais do setor contábil, para assim, direcionar a tributação do escritório para aquele regime que permita menos custos fiscais.

Um planejamento extremamente detalhado e minucioso de faz necessário neste momento, afinal, não há um regime tributário padrão para todos os escritórios.

Cada empresa, no caso, escritório de advocacia, tem determinado fluxo de caixa, resultados e lucros, cabendo então uma análise de cada um para que se possa, tanto adotar do melhor regime tributário quanto da elisão fiscal que lhe cabe.

Simples Nacional para Advogados

No entanto, é cada vez mais comum a escolha do Simples Nacional para escritórios de advocacia.

Trata-se do modelo de tributação direcionado a empresas de pequeno porte, e que se enquadre nos seguintes termos:

  • O faturamento do escritório de advocacia deve ser igual ou menor a R$ 360 mil para aquele que se configura uma microempresa;
  • O faturamento do escritório de advocacia deve ser de até R$4,8 milhões para aqueles considerados pequenas empresas.

Uma das vantagens do Simples Nacional (também chamado de Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) é o fato dele recolher em uma única taxa de alíquota diferenciada, diferentes tributos, como:

  • Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Contribuição para o PIS/Pasep;
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
  • Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS);
  • Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

Para saber qual o regime tributário é o mais indicado para o escritório de advocacia, o serviço de planejamento tributário é a solução.

Com este planejamento, é possível identificar quais impostos devem ser pagos e também aqueles que podem ser desconsiderados, promovendo a elisão fiscal e trazendo muito mais economia ao escritório.

Quer entender como podemos te ajudar neste sentido? Fale agora mesmo com nossa equipe de atendimento que iremos prestar toda a assessoria contábil necessária.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<