skip to Main Content
Valuation, O Que é E Como Fazer?

Valuation, o que é e como fazer?

Tornar uma empresa lucrativa e atrativa para investidores e compradores é uma tarefa que exige muita dedicação, e por isso na hora de finalmente vendê-la pelo melhor preço você precisa contar com o valuation!

Valuation é um termo em inglês que se refere à “avaliação”, ou então, mais precisamente, nesse caso, à “avaliação de empresas”.

No Brasil, quantas vezes já não ouvimos falar sobre casos de grandes companhias comprando negócios menores em ascensão no mercado, ou até presenciamos tal feitos?

Temos como um exemplo bastante conhecido o caso do Guaraná Jesus e a Coca-Cola, onde a gigante multinacional simplesmente pagou o que foi necessário para não perder o seu público na região do Maranhão.

Mas agora que vem a pergunta principal sobre tudo isso:

Como determinar um valor justo a ser pago para a compra da sua empresa? O valuation te ajuda a definir com exatidão!

Portanto, tendo em vista que uma empresa é como um organismo vivo, que nasce, cresce, chega ao seu auge e morre, muitos empreendedores preferem desapegar de todo o negócio construído e vendê-lo em seu melhor momento, garantindo lucro suficiente para estruturar uma nova organização e assim vendê-la novamente, ou então manter participações nos lucros do que já foi constituído. Mas esse é um assunto mais extenso que varia muito da estratégia adotada pelo empresário e seus objetivos de vida.

O foco na postagem de hoje é de ajudar a entender o processo de avaliação do seu negócio e te mostrar como calcular o valuation da sua empresa.

Então vamos lá!

A palavra-chave que impacta fortemente o valor da sua empresa é “patrimônio”!

Você já de ter ouvido falar por muito tempo que pessoas de sucesso eram as que tinham grandes hectares de terra, ou então quem tem muito lucro, mas nada disso adianta se você não tiver patrimônio.

Desse modo, para que seja definido o valor do valor do negócio no qual você constituem são avaliados:

  • O seu fluxo de caixa descontado (FCD);
  • Os seus múltiplos de mercado;
  • Demais valores que impactam seus preços e despesas; e
  • O seu patrimônio.

Mas, aqui fica uma dica muito importante, não tente executar o valuation por conta própria!

Além de ser um processo mais complexo, que exige uma avaliação mais detalhada sobre cada número da sua empresa, análises presunçosas podem te levar a acabar com as suas negociações e suas oportunidades de investimento.

A melhor alternativa para avaliar o valor mais justo para a sua empresa é com o auxílio de um profissional – ou uma equipe de profissionais – capacitados e com experiência na prestação do serviço de valuation, e para isso você pode contar com a Tamarthi Assessoria Empresarial!

A Tamarthi é um escritório de contabilidade na Bela Vista que presta o serviço de consultoria e avaliação de empresas, garantindo o melhor preço para a venda do seu negócio.

Proporcionando um novo horizonte de possibilidades para a sua vida pessoal e, consequentemente, profissional. Por isso, caso queira saber mais sobre como nós podemos te auxiliar com o serviço de valuation, entre em contato com um de nossos especialistas!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *