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Como Tornar Uma Farmácia Mais Atraente Para Os Clientes?

Como tornar uma farmácia mais atraente para os clientes?

4 dicas sensacionais para organizar de forma correta e atrativa sua farmácia e aumentar o seu faturamento!

Antes de organizar uma farmácia de forma correta e atrativa, é preciso ter atenção a um importante detalhe: uma farmácia possui diversos negócios, que atuam de forma integrada e simultânea, atendendo todas as necessidades dos clientes.

Assim, a farmácia oferece medicamentos no balcão, medicamentos de venda livre (OTC), produtos cosméticos, produtos de alimentação especial, fraldas e outros produtos de bebês, suplementos, produtos de banho e higiene, primeiros socorros e outros.

Então, para tornar uma farmácia mais atraente para os clientes,  é preciso organizar o estabelecimento de forma a não só apresentar com relevância as melhores seções de vendas como corrigir as demais para que possam ter suas vendas aumentadas.

Os lucros de uma  farmácia vem das mais diversas categorias de produtos, devendo o empresário farmacêutico organizar de forma a cada uma das seções ocupar o seu devido espaço, o que vai exigir maior cuidado, uma vez que, com tantos e tão diferenciados produtos, pode haver excesso no estoque.

Ao organizar uma farmácia, o empresário deve saber escolher o mix de produtos farmacêuticos e cosméticos ideal para o seu público, fazendo do ambiente um local completo, sem faltar o essencial, ao mesmo tempo em que não precisa entupir as prateleiras de mercadorias que têm pouca circulação.

Planejamento para organizar uma farmácia para torná-la mais atraente para os clientes

A aparência da farmácia conta muito no quesito atendimento. No entanto, mais do que a decoração, a configuração do layout deve ser feita com um bom planejamento, tornando-se um elemento positivo para aumentar o faturamento e manter a fidelização dos clientes.

Ao organizar uma farmácia, é preciso determinar a posição de cada gôndola com seus respectivos produtos, manter a facilidade de acesso e um bom espaço de circulação.

Veja, a seguir, algumas recomendações importantes para organizar sua farmácia e torná-la mais atraente para os seus clientes:

        1-Vendas de balcão

As vendas de balcão devem ser feitas de forma personalizada, com atendimento pessoal a cada cliente, com ou sem receita médica. O sortimento de medicamentos exige o maior cuidado por parte do farmacêutico.

        2-Vendas nas gôndolas

Nas gôndolas, ao organizar uma farmácia, é necessário deixar as marcas mais conhecidas bem à mostra, sempre à altura dos olhos, com os genéricos logo abaixo e os similares e não tão conhecidos um pouco mais abaixo. Sempre exponha mais o que é reconhecido pelo público.

Organizar as categorias, agrupando itens de uma mesma categoria em locais próximos, deixando produtos complementares pertos uns dos outros, irá facilitar a escolha por parte dos clientes, tornando mais rápida e mais prática a compra.

Também é preciso observar os pontos de vendas “mais quentes” da farmácia, observando o fluxo de clientes e analisando os pontos que oferecem melhor desempenho nas vendas, aproveitando esses espaços para expor produtos que precisam de destaque ou que estejam em promoção.

        3-Vendas no check-out

No check-out devem ser expostos os itens de compra por impulso. Nesse local não devem ser colocados produtos específicos, mas sim analgésicos, barras de cereais, pastilhas e outros itens que os clientes costumam comprar só porque estão vendo.

Não é interessante, ao organizar uma farmácia, encher as prateleiras próximas ao check-out com uma enorme variedade de produtos, achando que vão ter giro rápido. É preciso ter atenção para não deixar uma sensação de bagunça para o cliente e sim de um local onde estão disponíveis produtos que ele eventualmente irá precisar.

Para organizar uma farmácia, tenha um bom planejamento para a circulação, lembrando que as vendas dependem do tempo que o cliente passa dentro do estabelecimento. Portanto, evite dificultar o trânsito, deixando largura suficiente para que o cliente possa se sentir à vontade.

       4-Mantenha a proporcionalidade

Qualquer ambiente de vendas dentro de um ponto comercial deve manter a proporcionalidade. No caso de uma farmácia, tudo vai ficar mais intuitivo se ela for retangular, mantendo a proporção de 3 para 2 entre os lados do estabelecimento para organizar os balcões, gerando um ambiente mais harmonioso visualmente. O cliente se sentirá mais à vontade e irá encontrar os produtos que precisa com maior rapidez.

Além disso também é preciso investir na iluminação, deixando o ambiente mais claro, permitindo visualizar bem os produtos. Investir em cores claras e tons pastéis remetem à ideia de limpeza e higiene, compondo exatamente a atmosfera que se espera de uma farmácia.

Conclusão

Os pequenos detalhes são importantes para organizar uma farmácia de forma correta, de modo a torná-la mais atraente para os clientes. Você irá criar um ambiente perfeito, aumentando suas vendas e garantindo a fidelização dos seus clientes.

Ao complementar o ambiente já organizado com um atendimento de alto nível, com funcionários solícitos e atenciosos, o cliente irá notar a diferença, ficando mais propenso a retornar mais vezes.

E então, como é a organização da sua farmácia? Você quer compartilhar alguma sugestão conosco?

A Tamarthi é uma Empresa de Contabilidade na Vila Mariana – SP. Somos especializados em Contabilidade para farmácias – Indústrias Farmacêuticas, e toda semana temos a preocupação de produzir um conteúdo exclusivo para auxiliar os empresários do segmento farmacêutico, sejam da indústria ou dos comércios (farmácias) a enfrentarem os desafios da gestão destes empreendimentos. Portanto, cadastre-se em nosso blog e acompanhe nosso editorial. Nos envie também sugestões sobre temas do segmento que gostaria de acompanhar em nossa mídia.

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