Gestão de consultórios médicos
Promover a satisfação dos clientes e resultados lucrativos para o negócio, são fatores fundamentais para realizar uma boa gestão. No que diz respeito a gestão de consultórios médicos não é diferente.
Além de investir na qualidade dos serviços, e em um atendimento humanizado, com prioridade e foco total no bem-estar dos clientes, é necessário que o negócio gere receita, para que se torne sustentável.
Aliar o chamado “core business” com a saúde financeira do consultório médico, é o caminho mais concreto para que a gestão seja bem-sucedida.
Mas, quais as diretrizes que levam a este caminho? Como gerar retorno financeiro e deixar a saúde da empresa, preservada? De que maneira é possível lidar com os desafios da rotina diária que a gestão de um consultório médico implica?
É sobre estes questionamentos que iremos abordar a seguir, com dicas práticas de gestão para que seu negócio cresça e evolua, confira!
Índice
Gestão de consultórios médicos: otimizar os processos é imprescindível
Mesmo com todo o aparato tecnológico disponível atualmente, ainda hoje é possível encontrar por aí, clínicas que adotar mecanismos manuais para realização das mais variadas tarefas.
Desde agendar uma consulta, até mesmo a entrega de um exame, ao realizar tais trâmites manualmente, perde-se tempo, produtividade, além de gerar gastos que hoje, são desnecessários.
Otimizar os processos, adotando softwares, economizará tempo, e tornará as ações mais ágeis e assertivas, indo ao encontro da satisfação tanto dos clientes, quanto dos gestores.
Gestão de consultórios médicos: gestão de tempo
Fila de espera, atrasos, são fatores negativos para um consultório médico e sua gestão.
Se isso por ventura ocorre em seu consultório, é importante buscar estratégias que revertam este quadro.
Gerir o tempo irá contribuir para esta questão. Isso pode ser feito adotando medidas como:
- Cronometrar o tempo de atendimento e levar em conta o tipo de atendimento, para assim padronizar o tempo;
- Controlar o tempo de atendimento na recepção;
- Medir o tempo para a realização de exames;
- Utilizar ferramentas de gestão de tempo;
- Adotar um sistema de gestão para clínicas capaz de prover relatórios, incluindo o tempo gasto em cada processo e o desempenho, etc.
Gestão de consultórios médicos: padronização do atendimento com foco no cliente
Procure apostar em um script padrão humanizado e cordial no atendimento dos clientes ao telefone, ao invés de um “alô” da recepcionista. Isso dará maior credibilidade ao consultório.
Humanizar o atendimento, envolve treinamento dos profissionais que exercem a função, fazendo com que eles tenham sensibilidade e carisma com o público, “sorrindo” com a voz e demonstrando empatia.
Gestão de consultórios médicos: realize uma análise tributária
Como em qualquer empresa ou negócio, os tributos devem ser analisados para que a empresa não cometa equívocos fiscais. Para enquadrar o consultório médico na alíquota correta, muitas vezes é necessário contratar uma consultoria jurídica/tributária.
O papel de um contador neste contexto é essencial. Se você quer exercer uma boa gestão, jamais deixe de lado a assessoria tributária.
Faça a gestão de pessoas da melhor forma
Um dos grandes desafios dos líderes de equipes de trabalho e gestores de empresas, é conquistar um time de profissionais equilibrado, que “jogue junto” com a empresa e que se mantenha engajado e motivado.
Procure incentivar uma postura positiva no ambiente da clínica ou consultório, trabalhando com sinergia e estabelecendo uma comunicação clara e sincera.
Aprender a lidar com feedbacks, realizar pesquisas de satisfação com a equipe do consultório, e nutrir a satisfação dos profissionais da empresa, fará com que a gestão de pessoas seja otimizada, alavancando também a produtividade.
Quer potencializar seu consultório, e executar uma gestão eficiente do seu negócio? Entre em contato agora com nossa equipe de atendimento e tenha uma consultoria grátis!