Gestão para Factoring – como ter 100% de assertividade?
O verdadeiro significado de empreendedorismo, mais do que apenas criar um projeto, investir e fazer com que seja concretizado, é tornar o empreendimento sustentável para crescer com o tempo. Principalmente quando falamos em gestão para factoring, é essencial que o empresário mantenha a sustentabilidade, já que se trata de um negócio que permite a outros empresários administrar melhor suas próprias finanças.
A primeira coisa a fazer para montar uma factoring bem-sucedida é elaborando um planejamento estratégico para a empresa. O empresário deve definir o principal objetivo de seu empreendimento, escolhendo os tipos de serviço que pretende prestar aos seus futuros clientes. Dessa forma, se torna mais fácil determinar os recursos exigidos pela empresa, como, entre outros, os equipamentos necessários, os profissionais que deve contratar e outros detalhes importantes.
Na fase de planejamento estratégico, o empresário também deve calcular a viabilidade do empreendimento e o ponto de equilíbrio, ou seja, o momento em que as receitas poderão cobrir todas as despesas, permitindo que a factoring possa apresentar lucratividade.
Ao mesmo tempo, o planejamento estratégico deve conter as projeções de vendas e o fluxo de caixa, oferecendo condições ao empresário de estabelecer metas e indicadores de desempenho, que lhe possibilitarão ter todo o conhecimento necessário sobre a empresa e definir os rumos a serem tomados.
Índice
Definindo os serviços com a gestão para factoring
Factoring é uma empresa de fomento mercantil e, dentro do seu ramo de atividade, pode trabalhar com alguns tipos de títulos de crédito, podendo oferecer aos seus clientes apenas a compra dos mesmos ou ainda prestar serviços de assessoria financeira.
O empresário, portanto, deve definir os serviços que irá oferecer antes de iniciar as atividades da factoring, já que isso é que vai direcionar a empresa inclusive em suas ações de marketing. Se a empresa já estiver em funcionamento, o empresário pode fazer uma avaliação dos serviços que vem prestando e implantar outros modelos para aumentar a sua carteira de clientes.
Analisando os riscos do empreendimento
Um ponto que não deve ser esquecido é a análise de riscos do empreendimento. Mesmo profissionais mais experientes não devem deixar de considerar qualquer tipo de risco inerente à atividade, deixando a empresa descoberta. Assim, é necessário fazer uma análise meticulosa dos critérios estabelecidos para a concessão de crédito.
A factoring deve implementar um setor de compliance, obtendo maior transparência nas transações, além de instituir as melhores práticas de análise de riscos. Para tanto, é preciso ter um sistema eficiente de coleta e análise de dados, mantendo-os armazenados para ter um histórico consistente de cada cliente e de cada transação com ele praticada.
Utilizando a internet para conseguir mais clientes
A internet apresenta um grande potencial para diversos ramos de atividade e o setor de factoring é um dos que mais vêm lucrando com isso. Através da internet, o empresário poderá aumentar o seu mercado de atuação, principalmente através das pequenas e médias empresas, que têm mais dificuldade em conseguir recursos financeiros.
Além de manter um site e sua presença em perfis nas redes sociais, a factoring deve implementar uma plataforma para facilitar o processo de compra e venda de títulos, ou mesmo desenvolvendo um aplicativo para celulares. Essa é uma ideia que vem trazendo bons resultados e, portanto, deve ser adaptada.
Utilizando os indicadores de desempenho na factoring
A adoção de indicadores de desempenho, que comentamos anteriormente, é uma maneira mais prática e eficiente de manter o controle sobre a factoring. Os indicadores de desempenho devem apresentar o número de contratos fechados a cada mês, o valor médio dos títulos negociados, a taxa de inadimplência, a recuperação de crédito e o lucro líquido, entre os mais importantes.
Com a utilização de indicadores de desempenho, o empresário terá mais facilidade em tomar decisões sem precisar analisar relatórios complexos e detalhados.
Investindo em tecnologia na factoring
A Tecnologia da Informação vem evoluindo a passos largos nos últimos anos, sendo a melhor maneira de encontrar soluções para otimizar o trabalho na factoring, oferecendo maior produtividade.
Atualmente, o mercado de TI oferece uma série de programas e sistemas de gestão e relacionamento com clientes, automação de marketing e análise de crédito, entre outros, gerando maior confiabilidade a todos os processos, evitando falhas e trazendo mais agilidade em todas as atividades.
Um programa de gestão de documentos, por exemplo, pode evitar que a factoring precise imprimir contratos, facilitando o trânsito da documentação entre a empresa e seus clientes. Assim, o cliente pode receber o documento e simplesmente inserir sua assinatura eletrônica.
Montando a equipe de profissionais com a gestão para factoring
A factoring trabalha com relacionamento com os clientes. Portanto, a seleção dos profissionais que devem ser contratados precisa ser feita de forma adequada, contratando pessoas que compartilhem com os valores da factoring e possam se adequar à sua cultura organizacional.
Dessa maneira, o empresário terá maior segurança com relação aos serviços prestados, oferecendo diferenciais que possibilitem aumentar a carteira de clientes e trazer maior lucratividade para o negócio.
Acompanhando a concorrência da factoring
Ao mesmo tempo em que mantém o controle sobre sua factoring, o empresário deve dar atenção ao mercado. O mercado de factoring vem aumentando nos últimos anos e normalmente apresenta novidades, além de ações aplicadas que garantem a sua permanência sustentável.
Portanto, para não ser deixado para trás, o empresário deve analisar constantemente o seu ramo de atuação, procurando conhecer as novas tendências e aplicando aquelas que oferecem melhores possibilidades de alavancar a empresa.
Mantendo o networking atualizado
Como em qualquer ramo de atuação, a factoring deve manter o seu networking sempre atualizado. O empresário precisa conhecer outros profissionais de factoring e agentes de fomento mercantil, mantendo sua empresa sempre presente no mercado.
É preciso ter em mente que quem não é visto não é lembrado e, portanto, participar de eventos voltados para o factoring é uma forma de estar presente em seu ramo de atuação, permitindo, dessa maneira, expandir a empresa e conquistar novos clientes, buscando manter a sustentabilidade da empresa e aumentar sua lucratividade de maneira constante e crescente.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Tamarthi!
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