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Qualificação Cadastral Do ESocial – Tudo O Que Você Precisa Saber!

Qualificação cadastral do eSocial – tudo o que você precisa saber!

Quem tem uma empresa sabe como a burocracia aperta na hora de declarar os gastos com os funcionários.

O governo obriga que tudo seja declarado para que ambos os lados (empregador e empregado) mantenham suas obrigações para com o fisco em dia. Já que é preciso reportar tudo, o Governo Federal lançou o eSocial para tentar diminuir o trabalho em relação à essa tarefa.

O eSocial é um acrônimo para Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. É uma plataforma online que engloba, em um local só, várias informações diferentes, principalmente, as que de alguma forma são ligadas à questão trabalhista, por exemplo:

  • Ligamento ou desligamento de funcionário;
  • Afastamento temporário;
  • Aviso prévio;
  • Alteração de jornada de trabalho;
  • Folha de pagamento;
  • Declaração de imposto de renda

Antigamente, o empregador tinha de emitir todas essas informações mas em espaços diferentes. O eSocial tornou o processo mais fácil. Mas a única que mudou foi a forma de declaração. O processo de armazenamento de informações continua o mesmo. Uma empresa ainda tem de manter seus documentos sempre atualizados e é nisso que reside a maior parte do trabalho.

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O trabalho antes do uso do eSocial

Uma empresa tem de manter sempre sua documentação em dia para evitar problemas com o governo. Deixar de prestar contas causa enormes problemas, como, por exemplo, cair na malha fina. Um empreendimento tem de fazer a declaração de qualquer forma. Ao cometer erros e cair na malha fina ela terá um trabalho dobrado: além de fazer a primeira declaração, terá de fazer a segunda.

O eSocial não consegue ajudar o empresário na administração das suas “papeladas” e isso é algo que continua sendo de total responsabilidade do empregador. E, além de ser algo difícil de se fazer, é, também, algo custoso: requer um tempo que, muitas vezes, o empreendedor não tem disponível. 

Além de tempo não ser sempre um bem disponível, tem de se ter em mente que, muitas vezes, gastar tempo de um funcionário empregando-o na contabilidade pode ser algo pouco produtivo. Este funcionário não necessariamente tem noção de como fazer a contabilidade (nem mesmo, talvez, de como utilizar o eSocial) e ainda deixa de exercer a sua área de conhecimento.

Muitas vezes, vale procurar um escritório de contabilidade para evitar problemas e gasto de tempo. É o que muitas empresas fazem. 

Então, se você tem um negócio e quer garantir que não terá problemas com o governo e, também, não onerar tempo hábil da sua equipe com contabilidade, procure-nos!

A implementação do eSocial

Para usar o eSocial o empregador deve, primeiramente, se cadastrar no portal. Há de ficar claro que, após o Decreto 8.373/2014, todo empregador deve utilizar esse portal para manter em dia suas informações trabalhistas. E isso vale, inclusive, para empregadores domésticos. Esse trabalho, porém, não é muito burocrático. São necessários poucos documentos.

Muitas empresas sofrem com a transição do arquivo analógico para algo digital como o eSocial. E, como se tornou obrigatório, isso acaba sendo também um problema. Um escritório de contabilidade também pode auxiliar nesse quesito.

Sendo assim, se precisar de ajuda para manter as obrigações fiscais em dia, entre em contato conosco! 

Será um grande prazer poder ajudar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

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Sucesso e até logo.

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