Como usar as redes sociais para promover seus negócios
Aquela máxima do mundo empreendedor, que afirma que “se você não está na internet, você não existe”, de fato, não é nenhum exagero, sobretudo do ponto de vista da adoção do marketing e o uso das redes sociais.
Contribuindo de maneira efetiva com a prosperidade dos negócios e o fortalecimento das marcas, o marketing digital tem sido uma alternativa com alto retorno para os empreendedores, revelando um ótimo custo X benefício.
Ignorar o uso das redes sociais para promover seus negócios, no contexto atual do mercado, é deixar de lado todo o poder que estes canais agregam para divulgar seus produtos e serviços, e especialmente para se relacionar de perto com seu público-alvo e personas.
Do Facebook, passando pelo Twitter e Instagram, é importante saber como utilizar tais ferramentas em favor de sua empresa, independentemente de qual segmento ela esteja inserida. Caso contrário, seu negócio estará de certa forma, excluído de um mercado gigantesco e que tende a crescer ainda mais.
Quer saber como usar as redes sociais para promover seus negócios? Então acompanhe mais um post cheio de dicas para que você seja bem-sucedido (a) em sua jornada empreendedora!
Redes Sociais e Negócios: Brasil lidera o ranking
Segundo uma matéria publicada pelo importante portal SEBRAE, “1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking”.
Imagine o potencial que as redes sociais oferecem, para quem as utiliza de forma assertiva na promoção e divulgação de seus negócios?
É importante deixarmos claro que, não basta que sua empresa simplesmente crie um perfil nas redes sociais. Antes de tudo, é importante criar um planejamento, identificar dentre as redes sociais, quais estão mais alinhadas ao seu tipo de negócio. Feito isso, é necessário ter em mente, estratégias coerentes e que possam trazer resultados para seu negócio.
Muitos empreendedores caem no erro de postar invariavelmente seus produtos nas redes sociais, o que tornará o perfil da empresa, desinteressante e chato, afastando o público, ao invés de atraí-lo.
O ideal é contar com uma assessoria em Marketing Digital, e promover nas redes, conteúdo rico e relevante. Isso pode se traduzir em textos de blog com soluções de problemas para as principais dores de seus potenciais clientes, vídeos, infográficos, e tudo aquilo que de certa forma, tenha relação com a persona, criando assim um relacionamento com ela.
Qual rede social utilizar?
Definir quais redes sociais utilizar é importante. Temos hoje, uma série de canais que podem ser relevantes para seu público. O Instagram e o Facebook são os mais populares. No entanto, há outros canais que podem trazer um retorno ainda maior, de acordo com o perfil da sua empresa.
O Linkedin, que é uma rede social voltada aos negócios, pode ser mais interessante para uma empresa de contabilidade ou escritório de advocacia, do que para uma lanchonete, por exemplo.
Ainda temos o Pinterest, que pode trazer um bom retorno para sites variados e negócios focados em moda, e até mesmo o YouTube, o mais popular canal de vídeo e que atua como rede social.
Até mesmo o WhatsApp, cada vez mais, tem se aproximado do contexto de rede social, uma vez que permite a postagem de status e stories, por exemplo.
Fato é que, independentemente de qual rede social sua empresa adotar, procure seguir as seguintes diretrizes:
- Crie conteúdo de valor, que agregue à vida das pessoas, e não fale somente de sua empresa;
- Ofereça às pessoas, informações exclusivas, solucione problemas com seus conteúdos;
- Invista em ferramentas de gestão de mídias sociais;
- Participe de grupos das redes sociais e comunidades que estejam relacionadas com o seu nicho de atuação.
Se tiver alguma dúvida em relação ao tema, e precisar de assessoria empresarial, é só falar com a gente agora mesmo!