Rotina Financeira para Associações – Aprenda a definir prioridades
Índice
Você reconhece a importância da rotina financeira ou ainda não sabe do seu peso contábil? Vem com a gente neste artigo!
Toda empresa precisa de rotina financeira.
Isso porque para obter recursos e conseguir realizar os seus objetivos, como empresa do terceiro setor, é preciso de uma gestão financeira inquestionável, que possa ser observada e entendida por todos os envolvidos nas atividades da instituição de forma simples, transparente e objetiva.
Portanto, não deixar dúvidas no orçamento empresarial é uma necessidade!
E nada melhor para conseguir isso do que através da definição de prioridades dentro das rotinas financeiras, por isso dedicamos esse texto a você, que está à frente de uma associação sem fins lucrativos e que precisa de uma ajuda para estabelecer metas e atingir objetivos!
Fique conosco e aprenda a melhor forma de definir prioridades na rotina financeira de uma associação.
Vamos a elas!
Qual a importância de estabelecer prioridades financeiras dentro do terceiro setor?
Estabelecer prioridades dentro de um setor financeiro, é uma forma de obter informações e recursos para tomada de decisão dentro de diversos assuntos que envolvem a utilização de um orçamento de uma associação.
Por exemplo:
- Planejar onde irá investir recursos.
- Detalhar a prestação de contas.
- Entender o cenário financeiro da associação.
- Comparar o planejamento e a realização.
- Definir objetivos.
- Facilitar as decisões.
- Tornar a gestão transparente.
- Fortalecer a imagem diante dos parceiros.
- Obter melhores recursos.
Ou seja, ter um bom planejamento financeiro agrega muito valor a sua associação e permite que você gestor, tenha controle de todas as suas verbas e de como melhor utilizá-las.
Como melhorar a rotina financeira da associação?
As finanças de sua associação devem ser tratadas com tanto critério e atenção quanto a de qualquer outra empresa, e você precisa considerar pontos como:
- Recursos obtidos.
- Investimentos realizados.
- Custos.
Dentro disso você deve entender que toda e qualquer movimentação precisa ser registrada em caixa, na data em que aconteceu, apenas dessa maneira você terá dados concretos para definir as suas prioridades.
Depois disso, existem três passos que irão guiar você até as necessidades da associação.
Veja como encontrar essas prioridades financeiras:
- Faça um levantamento de custos e das despesas fixas da sua associação, isso ajudará você a definir metas e entender uma possível redução de custos, deixando apenas o essencial para ser realizado.
- Defina quais são os investimentos ideais para que sua associação possa melhorar o seu desempenho e realizar mais, lembre-se que nessa conta é preciso entender custos operacionais e financeiros.
- Projete o seu fluxo de caixa, dessa forma você entenderá o que já tem e o que precisa obter para realizar cada parte do processo para continuar girando a roda da economia na associação.
Depois de ter essas informações em mãos é preciso controlá-las, com total foco em resultados e cumprimentos de metas!
A nossa dica é para que você conte com ajuda especializada em contabilidade do terceiro setor, para te nortear quanto as principais decisões e maneiras de organizar e controlar as suas finanças.
Dessa forma você consegue organização, transparência, controle financeiro e ainda realiza seus objetivos!
Você deve estar pensando, “Mas isso tudo demanda um tempo que eu não disponho!”
Nós concordamos, é um processo que exige extremo cuidado e muita técnica e por isso estamos aqui, para te ajudar a organizar as suas finanças, enquanto você trabalha para melhorar o andamento da sua associação!
Que tal, topa realizar essa parceria de sucesso? Nós da Tamarthi somos a contabilidade certa para você!
Nos procure, juntos conseguiremos progredir ainda mais e realizar ainda melhor!
Siga-nos no Facebook: @tamarthiassessoria
#tamarthiassessoria #tamarthisãopaulo #contabilidadesãopaulo #rotinafinanceira