Você sabe o que é a Segregação por projetos no Terceiro Setor?
Controlar o orçamento, buscar novas fontes de recursos, prestar contas de forma detalhada, realizar o detalhamento de verbas… Tudo isso, deve ser feito na SEGREGAÇÃO POR PROJETOS NO TERCEIRO SETOR!
Uau… quanta coisa, hein?
Mas, o isso tem a ver com a segregação por projetos no terceiro setor?
Segregação, vem do termo: separação, que no terceiro setor se aplica a separação de processos.
Isso significa, pegar processo a processo e destinar a eles, determinadas ações e recursos. Ficou mais fácil para entender, certo?
Índice
E por que segregar projetos?
Bem, é simples!
A segregação permite muitas vantagens para o terceiro setor, como:
- Maior controle de receitas e despesas no terceiro setor.
- Direcionamento dos melhores recursos financeiros por departamento e por projeto.
- Rateio inteligente de verbas.
- Mensuração de custos por projetos.
- Gestão financeira por projeto.
- Acompanhamento dos gastos vinculados.
Entre outros fatores importantes.
De forma geral, essas ações facilitam, e muito, os quesitos para melhorar os investimentos, tendo, dessa forma, total controle das despesas e ciente dos gastos necessários que virão em cada projeto, já que houve esse planejamento e acompanhamento por meio da segregação.
Só que não para por aí, visto que gera maior controle nas demandas organizacionais, tornando todos os processos de gestão mais fáceis e trazendo, também, maior credibilidade, já que garante transparência de informativos e dados financeiros para os órgãos públicos, privados e voluntariado, que contribuem para a entidade do terceiro setor.
Maior controle e menos escapes financeiros
Sendo assim Quando existe um planejamento com base nas segregações por projetos no terceiro setor, isso torna fácil a gestão de qualidade, em todas as demandas, já que cada área de necessidade é listada corretamente e, dentro da mesma, existem correlações importantes que se fazem necessárias.
Tendo em vista em todo esse contexto, pontos essenciais, tanto em:
- Quantidades;
- Conceitos;
- Recursos;
- Pessoas (mão de obra);
- Demanda financeira;
- Dentre outros.
Esses, somente visarão distribuir e enviar os valores devidos para cada projeto, segundo sua ordem de necessidade.
portanto,por esse motivo que a segregação por projeto se torna tão vital para o sucesso das demandas por projeto dentro das organizações do terceiro setor, que devem atuar sempre pensando em todas as estratégias a curto e longo prazo.
Quais as desvantagens de não operar com essa Segregação por projetos no terceiro setor?
É bem fácil de entender e concordar, pois até em questões lógicas, e usando como comparação uma metáfora, uma “casa” desorganizada, tem maiores probabilidades de ter problemas, certo?
Da mesma forma ocorre com uma organização do terceiro setor que não possui a segregação como sua aliada, visto que, sem esse recurso, as coisas podem sair do controle e, assim, mais do que seria necessário, poderia ser requerido – financeiramente falando, inclusive – já que, nesse sentido, um planejamento por fracionamento e demanda não foi desenvolvido como deveria.
Bem óbvio de entender e concordar, certo?
Pois bem, todas essas questões devem ser planejadas e desenvolvidas por quem entende e, claro, ter experiência com a segregação no terceiro setor, se torna vital para o sucesso de todos os projetos.
Então se gostou dessas informações, se fez sentido para você, com certeza você desejará saber como podemos te ajudar!
Vamos conversar?