3 Passos para administrar uma farmácia – Aprenda a cuidar da sua farmácia assim como você cuida de si mesmo!
O farmacêutico que busca pelo seu sucesso empresarial precisa saber muito bem como gerir o seu estabelecimento! Pensando nisso, nós, da Tamarthi Contabilidade, desenvolvemos estas 3 dicas para administrar uma farmácia, visando o seu aprimoramento!
Então, assim como seus clientes devem seguir a receita dos seus medicamentos à risca, isto é:
- Entrando em contato com um médico,
- Acompanhando os horários de consumo dos remédios,
- E tomando a dosagem correta dos medicamentos.
O processo para administrar uma farmácia deve seguir a mesma fórmula!
Mas, para que você entenda melhor o que quero dizer, confira abaixo:
-
Índice
Seu médico está mais perto do que você imagina… É o contador!
Existem muitas motivações para se visitar um médico, podendo ser elas urgentes, programadas ou preventivas.
Pensando nisso, o tratamento que você possui para administrar uma farmácia não pode ser diferente!
Imagine: você descobre que possui medicamentos próximos da data de validade, essa seria uma motivação urgente para recorrer a um médico. No seu caso, o problema seria financeiro e, para resolvê-lo, você teria que recorrer a um planejamento financeiro.
Se o médico examina seu organismo com o objetivo de deixá-lo(a) saúdavel, quem mais, além de um contador, para fazer o mesmo pelo seu negócio?
Por isso, entre em contato com um contador, antes que você seja motivado por uma questão de extrema urgência e seja tarde demais para resolver!
Após examinada a situação da sua farmácia, através de uma análise das suas despesas, sendo elas fixas e variáveis, seu capital de giro, seu planejamento tributário e qualquer outro aspecto que afete a saúde do seu negócio, chega a hora de receber a sua receita medicinal.
E como um bom farmacêutico, você sabe que é essencial seguir fielmente as recomendações indicadas!
-
Como se prevenir dos juros e evitar remediar os problemas
Bom, com a receita em mãos, chega a hora de comprar os medicamentos e se precaver de males que podem ser desastrosos tanto a você quanto ao seu empreendimento. Afinal, imagine elaborar um fluxo de caixa, porém, se esquecer de efetuar os pagamentos no prazo; os juros poderiam ser um vírus fatal para o seu empreendimento!
A vantagem é: você não precisa fazer isso sozinho(a)!
Assim como o médico, salvo em algumas exceções, a contabilidade está em contato constante com você, possibilitando assim maior auxílio à recuperação ou prevenção das suas dores, através de uma abordagem que vá de encontro com a sua rotina, ainda mais quando o escritório é segmentado na sua atividade.
-
Para administrar uma farmácia é preciso comprometimento – e um bom controle de estoque!
Você, como um profissional prudente, sabe muito bem como a automedicação pode ser fatal para qualquer pessoa que tente se arriscar como o “próprio médico”!
E não pense que sua farmácia está livre dessa comparação!
Pois é, você corre o mesmo risco, uma vez que, dispensados os serviços de um bom profissional contábil, seu negócio estará a deriva de impostos “generosos”, uma administração financeira consistente, porém sem tempo, sem contar o controle do seu estoque.
Pode até parecer meio contraditório, mas nessas horas é melhor prevenir do que remediar!
Conte com quem faz a contabilidade por você! Conte com a Tamarthi