skip to Main Content
Como Aumentar A Lucratividade De Farmácias E Drogarias Com A Administração?

Como aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias com a administração?

É possível aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias com uma boa administração? Descubra neste artigo.

Uma boa administração é fundamental para aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias. Por melhores que sejam as oportunidades do mercado nesse segmento, você não pode deixar o sucesso da sua empresa nas mãos do acaso, não é?

Do ponto de vista do cliente, grande parte das farmácias e drogarias oferecem produtos e serviços muito semelhantes. Mas isso não pode ser aceito como verdade pelo empreendedor – afinal, por que algumas empresas fazem mais sucesso que outras?

Uma administração assertiva permite que você conquiste um lugar no mercado e consiga aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias. Veremos neste artigo como você pode colocar isso em prática. Confira.

Visão sistêmica da empresa

Uma empresa não está limitada a comprar e vender mercadorias para obter lucro. A estrutura de uma farmácia e drogaria é muito complexa e envolve a gestão de pessoas, controles financeiros, controle dos estoques, estratégias de marketing, atendimento ao cliente, entre diversas outras rotinas.

É preciso adquirir uma visão sistemática de toda a empresa para que você consiga administrá-la da melhor forma. Se você deixar alguma dessas atividades de lado, os impactos negativos podem afetar o resultado de toda a empresa.

Análise do mercado

Para aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias a partir da administração não basta olhar para dentro da empresa. Você também precisa considerar todo o ambiente externo: concorrentes, clientes, fornecedores, parceiros e todas as outras variáveis do mercado.

Uma empresa que não presta atenção nos fatores externos acaba ficando para trás dos seus concorrentes, que estão em constante atualização. Busque observar os concorrentes, compreender melhor quem são os seus clientes, criar boas parcerias com os fornecedores e ficar atento a todas as oportunidades do mercado.

Gestão financeira

Seria impossível falarmos sobre aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias sem lembrarmos da gestão financeira, não é? Afinal, sem um bom controle financeiro fica difícil até mesmo identificar se está ocorrendo um aumento na lucratividade da empresa.

Todas as atividades desenvolvidas por uma empresa impactam diretamente no desempenho financeiro – seja uma compra de mercadorias para o estoque, a realização de uma venda ou os gastos com uma ação de marketing.