skip to Main Content
Saiba Como Controle De Estoque Eficiente é Importante Para Uma Farmácia

Saiba como controle de estoque eficiente é importante para uma farmácia

Você já conferiu algumas dicas para aumentar a lucratividade da sua farmácia. Agora, é hora de saber como um controle de estoque eficiente pode influenciar nos seus resultados.

O controle de estoque é uma parte fundamental para qualquer negócio, independentemente do segmento e do porte da empresa.

Mas, por quê?

Efetuar um controle rigoroso sobre o estoque garante que todos os produtos serão armazenados da forma correta, que estarão devidamente codificados e nomeados, que serão facilmente encontrados, dentre outras garantias.

O controle de estoque é decisivo para a aquisição de novos medicamentos, por exemplo. Se uma farmácia não possui um controle minucioso sobre os seus bens, dificilmente saberá quando o estoque de certos medicamentos está chegando ao fim e qual é o momento certo para encomendar mais remédios do fornecedor.

EFICIÊNCIA E LOGÍSTICA

Um dos pontos principais que devem fazer parte de todo controle de estoque eficiente é a logística. Através da sua aplicação correta, todo o manuseio dos produtos, armazenagem e qualquer movimentação dos medicamentos, dentro e fora da farmácia, ficarão sob controle do administrador do negócio.

Com isso em mente, será preciso criar alguns processos que definirão o sucesso do seu controle de estoque:

  • Será preciso administrar, de maneira eficaz, a organização do depósito onde os medicamentos serão colocados;
  • Certificar-se que a armazenagem dos medicamentos será feita da forma correta, com cada remédio armazenado de forma a facilitar e agilizar a consulta e retirada;
  • Se precaver com relação ao manuseio dos medicamentos e instruir os outros funcionários da farmácia para que haja alinhamento.

INFORMATIZE O CONTROLE DE ESTOQUE

O controle de estoque eficiente se estende além do ambiente físico, podendo ser realizado através de computadores e dispositivos móveis, por exemplo.

Há vários anos atrás, o controle de estoque podia ser realizado através de planilhas do Excel. Entretanto, ainda que seja funcional, esse método ficou ultrapassado, em decorrência da criação de softwares específicos para o serviço.

É claro que isso não significa que você não poderá utilizar uma planilha de controle de estoque para gerir o seu negócio. Entretanto, recomendamos que pesquise pelos programas que mais se adequam às necessidades do seu negócio.

Ainda sobre softwares para gestão de estoque: existem alguns programas gratuitos no mercado, como o Nex, por exemplo.

O IMPACTO DO CONTROLE DE ESTOQUE NAS VENDAS DA SUA FARMÁCIA

Uma farmácia que possui um con