5 desafios de uma distribuidora de bebidas e como resolvê-los
Você conhece os principais desafios de uma distribuidora de bebidas? É muito possível que já tenha se deparado com vários deles, ou talvez ainda não tenha identificado que pode melhorar alguns dos processos internos de sua empresa.
O objetivo de qualquer empresa é maximizar o lucro obtido, certo? Muitas vezes, o empreendedor foca apenas na compra e revenda de mercadorias e não percebe que todas as atividades da empresa contribuem para o resultado final. Conseguir enfrentar os desafios que surgem na gestão é fundamental para alcançar o sucesso.
Em um mercado repleto de outras empresas buscando os mesmos clientes, qualquer diferencial é muito importante – não apenas aqueles que são facilmente notados pelo cliente, mas todos os ganhos internos, também. Ou seja, uma boa gestão faz toda a diferença no seu negócio.
Veremos, neste artigo, quais são os 5 principais desafios de uma distribuidora de bebidas e como resolvê-los. Confira.
Índice
1. Controlar os estoques de forma assertiva
A gestão dos estoques de uma distribuidora de bebidas é fundamental para alcançar bons resultados financeiros. É preciso saber exatamente o que está em estoque, quando fazer novos pedidos e encontrar formas de reduzir ao máximo os custos com compras, armazenagem e desperdício.
Uma ótima solução para esse problema é adotar uma planilha para o controle dos estoques, registrando todas as movimentações nas mercadorias – seja um pedido de compra ou uma venda. Além disso, fazer um inventário periódico também é importante para manter os níveis de estoque sob controle.
2. Realizar a gestão financeira
Você consegue entender por que a sua empresa obtém resultados positivos ou negativos? Possui controle sobre o valor em caixa, despesas e receitas? Esse é um dos grandes desafios de uma distribuidora de bebidas, não é?
Para ter mais controle sobre as suas finanças e otimizar os resultados financeiros, você pode criar um fluxo de caixa e registrar todas as movimentações financeiras realizadas no período. Dessa forma, ficará mais fácil encontrar as informações que você precisa e cuidar para não exagerar nos gastos.
3. Acertar na logística das entregas
Muitas distribuidoras de bebidas realizam atendimento presencial e fazem entregas de grandes pedidos. Nesses casos, acertar na logística é essencial para minimizar os custos envolvidos e aumentar os resultados financeiros.
Será que é melhor terceirizar esse serviço ou criar um setor específico para as entregas? Como você avalia a satisfação dos seus clientes com esse serviço? Realize um cálculo dos custos envolvidos na entrega e compare quais são as melhores alternativas, mas não se esqueça de manter a qualidade no atendimento ao cliente.
4. Estruturar os processos internos
Outro dos desafios de uma distribuidora de bebidas é estruturar os processos internos para obter o máximo de produtividade. Mesmo sem possuir uma estrutura muito complexa, é preciso definir quem fica responsável por quais atividades e evitar falhas no processo que podem refletir negativamente na percepção do cliente.
5. Executar ações de marketing também é um dos desafios de uma distribuidora de bebidas
A divulgação dos produtos da sua distribuidora de bebidas pode ajudá-lo a conquistar novos clientes e aumentar o reconhecimento da sua marca no mercado. É preciso compreender as necessidades e expectativas do público para entregar exatamente o que é esperado da sua empresa, certo?
Você pode obter ótimos resultados utilizando a internet para chegar até o público. Com a criação de um website e de perfis nas redes sociais, você será facilmente encontrado e terá a oportunidade de interagir diretamente com os clientes – aumentando as chances de fechar novas vendas.
Você já enfrentou um desses desafios de uma distribuidora de bebidas? Como você avalia os resultados obtidos pelo seu negócio? Deixe o seu comentário!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Tamarthi! Será um prazer ajudá-lo.
Que tal conferir técnicas para divulgar uma distribuidora de bebidas?