skip to Main Content
5 Desafios De Uma Distribuidora De Bebidas E Como Resolvê-los

5 desafios de uma distribuidora de bebidas e como resolvê-los

Você conhece os principais desafios de uma distribuidora de bebidas? É muito possível que já tenha se deparado com vários deles, ou talvez ainda não tenha identificado que pode melhorar alguns dos processos internos de sua empresa.

O objetivo de qualquer empresa é maximizar o lucro obtido, certo? Muitas vezes, o empreendedor foca apenas na compra e revenda de mercadorias e não percebe que todas as atividades da empresa contribuem para o resultado final. Conseguir enfrentar os desafios que surgem na gestão é fundamental para alcançar o sucesso.

Em um mercado repleto de outras empresas buscando os mesmos clientes, qualquer diferencial é muito importante – não apenas aqueles que são facilmente notados pelo cliente, mas todos os ganhos internos, também. Ou seja, uma boa gestão faz toda a diferença no seu negócio.

Veremos, neste artigo, quais são os 5 principais desafios de uma distribuidora de bebidas e como resolvê-los. Confira.

1. Controlar os estoques de forma assertiva

A gestão dos estoques de uma distribuidora de bebidas é fundamental para alcançar bons resultados financeiros. É preciso saber exatamente o que está em estoque, quando fazer novos pedidos e encontrar formas de reduzir ao máximo os custos com compras, armazenagem e desperdício.

Uma ótima solução para esse problema é adotar uma planilha para o controle dos estoques, registrando todas as movimentações nas mercadorias – seja um pedido de compra ou uma venda. Além disso, fazer um inventário periódico também é importante para manter os níveis de estoque sob controle.

2. Realizar a gestão financeira

Você consegue entender por que a sua empresa obtém resultados positivos ou negativos? Possui controle sobre o valor em caixa, despesas e receitas? Esse é um dos grandes desafios de uma distribuidora de bebidas, não é?

Para ter mais controle sobre as suas finanças e otimizar os resultados financeiros, você pode criar um fluxo de caixa e registrar todas as movimentações financeiras realizadas no período. Dessa forma, ficará mais fácil encontrar as informações que você precisa e cuidar para não exagerar nos gastos.

3. Acertar na logística das entregas

Muitas distribuidoras de bebidas realizam atendimento presencial e fazem entregas de grandes pedidos. Nesses casos, acertar na logística é essencial para minimizar os custos