skip to Main Content
Varejo De Alimentos – Como Aproveitar As Práticas De Consumo Na Crise

Varejo de alimentos – Como aproveitar as práticas de consumo na crise

Você é um empresário do segmento varejo de alimentos? Possui um pequeno armazém ou mercadinho no bairro? Talvez, até mesmo está iniciando uma rede supermercadista?

Acredite: mesmo em tempos de crise econômica, o setor demonstra oportunidades de crescimento e expansão.  No entanto, é preciso saber identificar as chances par aproveitar as práticas de consumo, em especial em época de crise econômica.

Confira a seguir, algumas dicas e informações relevantes que irão te ajudar de maneira considerável, em seu empreendimento.

Principais características do mercado varejista de alimentos

Uma gestão eficiente do varejo de alimentos é fator-chave para que se possa crescer no setor e alavancar as vendas, mesmo quando se trata de um cenário de crise.

Costuma-se dizer que o varejo de alimentos não costuma sentir impactos de crises, e que se trata de um setor diferenciado. Isso pelo fato do mercado varejista ter algumas características específicas, como:

  • Giro elevado de mercadorias: a aquisição de alimentos não é algo supérfluo, afinal, comer é uma necessidade. Com o fluxo de clientes que entram em uma loja mercadista, uma forma de aproveitar as práticas de consumo é jamais deixar gôndolas sem produtos, ou ainda caixas quebrados e/ou sem funcionários;
  • Negócio local: é importante aproveitar que um mercado é um negócio local e com isso, estabelecer vínculos com a comunidade ao seu entorno. Práticas de fidelização, investimento no atendimento ao cliente, brindes, entre outras estratégias, contribuirão para estreitar laços, ganhar confiança e cativar o público.

E se você ainda tem dúvida sobre o setor, dados demonstram que o consumo das famílias será a grande alavanca da economia em 2018 e irá responder por quase a totalidade do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com matéria publicada no início do ano, pelo Jornal O Globo ( Link).

Como se destacar no setor de varejo de alimentos?

Algumas práticas adotadas pelo gestor de um supermercado podem, de fato, fazer com que o negócio seja bem-sucedido.

A seguir, veja algumas sugestões, dicas e práticas de gestão fundamentais para que seu negócio no setor varejista de alimentos possa decolar:

  • Criatividade e agilidade: ao invés de ficar se lamentando em relação ao quadro econômico de crise, que tal olhar o cenário de novos ângulos e perspectivas? Com criatividade, é possível encontrar soluções e expandir sua empresa no setor;
  • Aumentar eficiência e produtividade: não meça esforços para tornar o serviço de sua loja cada vez mais eficiente, promovendo ao público um atendimento personalizado. Tecnologia e conforto, facilitando a vida do cliente, são fatores importantes;
  • Inovar, de acordo com as necessidades do seu público consumidor: identifique o perfil das pessoas que consomem os produtos em seu mercado/loja e ofereça a elas aquilo o que realmente elas buscam ou necessitam;
  • Observe o que está em alta no mercado, bem como as tendências futuras;
  • Foque na experiência do consumidor: atente-se a que tipo de experiência o alimento disponibilizado em sua loja, oferece ao cliente. Mas não se prenda apenas no alimento em si, pense também no seu espaço, s