skip to Main Content
Auditoria No Terceiro Setor – Qual A Importância?

Auditoria no terceiro setor – Qual a importância?

A auditoria no terceiro setor é extremamente importante para identificar se os recursos estão sendo usados para promover o bem-estar social.

Sem uma auditoria séria, corremos o risco de lidar com pessoas de má índole pedindo doações para ajudar uma causa, mas sem contribuir com ela de fato. O papel da auditoria é o de fiscalizar e garantir que as regras estão sendo cumpridas.

Ao mesmo tempo, ela protege a sociedade de falsários com má intenção. Atualmente, qualquer entidade necessita passar por uma auditoria no terceiro setor. Quer entender mais sobre como ela funciona?

Então, acompanhe os próximos parágrafos e anote tudo que é preciso providenciar para que seu projeto social possa captar investimentos e começar a fazer a diferença na sociedade!

Como funciona a auditoria no terceiro setor?

A auditoria no terceiro setor começa a atuar desde o primeiro momento da criação de uma ONG ou projeto social. Se recebe qualquer tipo de verba pública ou doações, se faz necessária a fiscalização.

Afinal, é importante mencionar que uma entidade do setor recebe benefícios fiscais que empresas não recebem. Por isso, e pelo potencial de conseguir recursos, se faz necessária a auditoria.

A fiscalização pode ser feita pela própria Receita Federal, além de quaisquer empresas parceiras ou que tem interesse em ajudar sua causa. A auditoria é uma maneira de terem certeza de que sua organização é séria e capaz de gerenciar os recursos que vão enviar.

Os auditores fiscalizam essas organizações através de um vistoria no próprio local. Nele, são analisados documentos, planilhas financeiras, contratos e cadastros em órgãos regulamentadores.

A partir dessa análise, os profissionais são capazes de localizar erros ou tentativas de fraude. Eles também tem o poder de solicitar correções, aplicar multas como punição ou até mesmo a suspensão do status de entidade do terceiro setor da sua organização, que passa a ser considerar uma empresa comum.

Por que as auditorias são tão importantes?

Apesar de estarmos falando de iniciativas sem fins lucrativos, as entidades do terceiro setor movimentam cerca de R$25 bilhões