Como emitir nota fiscal paulistana?
Todos os prestadores de serviço são obrigados a emitirem notas fiscais referentes às suas operações. A nota fiscal é um documento que comprova a prestação de serviço e é base para recolhimento dos impostos.
No município de São Paulo todos os prestadores de serviço devem emitir a nota fiscal através do sistema da prefeitura. Saiba a seguir como emitir a nota fiscal paulistana!
Índice
Cadastro na Prefeitura
Primeiramente, é necessário para emitir notas fiscais, que a empresa esteja devidamente registrada e que tenha feito o registro na Prefeitura, no chamado CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários). Também é necessário que nesse cadastro tenham sido informados corretamente os códigos referentes aos serviços que serão prestados.
Em seguida, é preciso verificar o acesso ao portal, que pode ser feito com Certificado Digital. Caso não tenha certificado, a empresa pode solicitar a Senha Web. Essa solicitação é feita pelo próprio site da prefeitura de São Paulo, e deve ser desbloqueada presencialmente no órgão.
Após a obtenção da senha é possível acessar todos os serviços que a prefeitura disponibiliza através da internet.
A emissão da nota fiscal
A emissão da nota fiscal paulistana deve ser feita através do portal www.nfpaulistana.prefeitura.sp.gov.br. Após fazer o login com sua Senha Web ou certificado digital, acesse o menu à esquerda, clique em “Emissão de NFS-e”.
Seguem os campos a serem preenchidos para emitir nota fiscal paulistana:
- Prestador do serviço: informar os dados da sua empresa;
- Local de incidência e natureza da operação: verificar conforme a atividade;
- Tomador do serviço: selecionar o apelido ou CNPJ do cliente;
- Código do serviço: selecionar o código que corresponda ao serviço prestado (as opções aparecem de acordo com o CCM);
- Discriminação dos serviço: texto livre para descrever o serviço executado, período, data de vencimento, e o que mais julgar necessário;
- Valor total do serviço: inserir o valor total combinado com o cliente;
- ISS Retido: selecionar sim ou não, conforme a responsabilidade de recolhimento do imposto;
- Informações complementares: neste campo devem ser indicadas as retenções de impostos e contribuições federais, caso seja devido.
Depois é só conferir todos os dados e clicar em “Emitir”.
Emiti a nota fiscal paulistana com os dados errados. E agora?
Não precisa se preocupar!
O sistema permite substituir a nota, a partir da identificação da nota original. Com essa substituição, à nota original é automaticamente cancelada e uma nova nota é emitida. O prazo para essa correção é de até 6 meses contados da emissão da primeira nota.
Importante ressaltar que, apesar desse prazo, devido ao recolhimento de impostos e a entrega das declarações ao fisco que ocorrem mensalmente, é ideal que caso necessário, a substituição ocorra o mais rápido possível, evitando retificações e a necessidade de pagamento de guias complementares de impostos, por exemplo.
É recomendada total atenção ao emitir a nota fiscal, principalmente no que diz respeito a retenção de impostos, evitando que haja algum questionamento futuro por parte do fisco, além de desgastes com o cliente. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a compreender como emitir a nota fiscal paulistana.
Ainda tem alguma dúvida sobre como emitir a nota fiscal paulistana? Conte conosco!