skip to Main Content
O Que é DRE? Para Que Serve?

O que é DRE? Para que serve?

Manter alinhadas as informações sobre a sua empresa nem sempre é tarefa fácil, e nós sabemos disso. Contudo, há diversas formas de efetivar uma gestão assertiva e com foco no crescimento saudável do empreendimento. 

Sendo assim, dentre as formas de manter claras as estratégias e gerar um diagnóstico completo sobre a situação financeira do seu negócio, surge o DRE como uma ferramenta extremamente importante para o auxílio nas tomadas de decisões. 

Analisar o resultado da empresa é uma atividade essencial para administração do negócio, seja ele qual for. Na contabilidade, existem relatórios e demonstrativos que ajudam a calcular o resultado de um período, um deles é o DRE. 

Você sabe o que é DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e para que ele serve? Continue lendo o texto para descobrir! 

Entenda o que é DRE

O DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício ou Demonstração de Resultado do Exercício) é um relatório contábil utilizado para mostrar se as movimentações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo. 

Em outras palavras, ele, de forma resumida, coloca em evidência as operações de um período específico de tempo. Geralmente, respeita-se o período de um ano, de janeiro a dezembro. Segundo a Lei 6.404, art.187, veja alguns dos itens que devem fazer parte do documento: 

  • a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; 
  • a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
  • as despesas com as vendas, as despesas financeiras deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
  • o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; 
  • o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto.

O DRE é obrigatório para todas as empresas, exceto para MEI (Microempreendedor Individual) e empresas optantes pelo Simples Nacional. Entretanto, nada impede que empreendedores dessa modalidade façam o demonstrativo para auxiliar na gestão do negócio; pelo contrário, a prática é muito indicada pelos especialistas da área. 

Saiba quem deve fazer o DRE

Se você chegou até aqui já sabe o que é DRE e que ele é obrigatório para algumas empresas. É essencial que o demonstrativo seja assinado por um contador devidamente registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Portanto, é importante, caso não tenha, contratar um escritório de contabilidade da sua confiança para realizar os cálculos do DRE.