Como montar uma ONG – Tire os sonhos do papel!
Preparado para transformar a sua causa em um projeto que irá realmente auxiliar o desenvolvimento social da sua comunidade? Entenda como montar uma ONG e, finalmente, tire os seus sonhos do papel!
O primeiro passo, de entender como montar uma ONG é, relativamente, a parte mais fácil do processo.
Isso, porque, em ao longo da abertura da sua ONG serão necessários muita dedicação e comprometimento com a sua causa, frete a todas as adversidades que aparecerão no caminho.
Porém, como forma de aliviar toda essa carga que tende a cair sobre as suas costas, quanto às questões legais da abertura de uma ONG, você pode contar com todo o apoio da Tamarthi Assessoria Empresarial.
E, justamente, por isso, preparamos, hoje, essa postagem para te auxiliar a entender como montar uma ONG, de maneira prática e definitiva. Confira!
Índice
Uma ONG é uma empresa privada, por isso precisa dos registros de uma
Embora seja sustentada por uma causa que objetiva o bem social, uma Organização Não Governamental (ONG) é caracterizada como uma empresa privada, e por isso precisa dos registros de uma.
Sendo assim, para que você possa montar uma ONG são necessários:
- CNPJ;
- Registro Estadual;
- Alvará de funcionamento;
- Alvará da Vigilância Sanitária; e
- Licença do Corpo de Bombeiros.
No entanto, possuímos duas formas de abertura de uma ONG, sendo elas:
- como associação;
ou - como fundação.
E, agora, é o momento de você conhecer as particularidades da abertura de cada uma delas, para que você tenha todos os seus direitos garantidos.
Abertura de uma Fundação
Para abrir uma fundação é preciso que a mesma possua um responsável instituidor, podendo ser ele pessoa física ou jurídica.
O instituidor deverá declarar o patrimônio para a formatação da ONG e tomar as devidas ações para que a mesma possa ser identificada pelos órgãos regulamentadores como uma entidade sem fins lucrativos. Veja-as a seguir:
- O instituidor deverá realizar a escrituração pública do bem para constituição;
- Viabilizar a fiscalização do Ministério Público das suas transações;
- Reservar bens livres, em conformidade com a legislação;
- Identificar a finalidade e causa específica para as atividades da ONG;
- Elaborar e apresentar um Estatuto com todos os direitos e as obrigações da ONG;
- Realizar a lavratura da Escritura Pública e após ser lavrada, providenciar a abertura do livro ata, fazendo com que conste, inicialmente, a posse de todos os membros do Conselho Curador e também da Diretoria Executiva da ONG.
Fora todos os processos, já citados, para a abertura de uma empresa privada.
Abertura de uma Associação
Já quando o assunto se trata da abertura de uma fundação, é necessário que haja o interesse de duas ou mais pessoas com o objetivo comum de auxílio a uma causa ou grupo.
Para isso, é obrigatória a elaboração de um contrato, de validade jurídica, para abertura da sua ONG.
Então, com o contrato em mãos, contento todas as obrigações e deveres necessários para o exercício da sua associação, é crucial que você, juntos aos seus associados:
- elaborem uma proposta de Estatuto;
- façam uma assembleia para a sua aprovação; e
- o registrem em Cartório.
Fora os procedimentos padrões para abertura de uma empresa privada.
Então, caso você queira abrir a sua ONG, sem problemas com a legislação e burocracia, conte com os nossos consultores especialistas em contabilidade para ONG e garanta que os seus sonhos tornem-se uma causa em prol de muitos!
#tamarthicontabilidade #contabilidadeparaong #comomontarumaong