skip to Main Content
Compliance: O Que Devemos Saber E Como Implementar

Compliance: o que devemos saber e como implementar

Você sabe o que é Compliance? É bem provável que você que está lendo este artigo agora, tenha percebido que o termo Compliance tem sido cada dia mais abordado no mundo dos negócios e no setor corporativo em geral.

Tal fato está relacionado diretamente com a aprovação de uma lei que “Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências”, ou seja, a LEI Nº 12.846, DE 1º DE AGOSTO DE 2013.

Com esta lei, sobretudo as organizações passaram a ter uma dedicação e atenção total plena, no que tange a implementação de mudanças na gestão da informação de seus atos administrativos.

Mas, onde o Compliance entra nessa história? O que devemos saber a respeito e como implementar? É o que veremos a seguir, acompanhe!

Definindo Compliance

Originário do verbo inglês to comply , que significa algo como agir em sintonia com as regras, Compliance implica no cumprimento do dever da empresa, instituição e organização em atuar absolutamente harmonizada com as normas e regulamentos estabelecidos e vigentes. Seja o regulamento  interno, seja externo, este alinhamento é fundamental para gerar maior credibilidade e reputação, fatores cada vez mais necessários, sobretudo no contexto atual.

Mais do que isso, o Compliance envolve também os princípios de integridade e conduta ética de uma empresa.

Neste sentido, os controles internos devem ser permeados de alguns fatores, como por exemplo:

  • Cultura: formada pela responsabilidade e supervisão, bem como pelas políticas e procedimentos adotados pela corporação;
  • Gestão: composta por auditoria e monitoramento, levando em conta a avaliação e a disciplina no cumprimento das normas, bem como os procedimentos necessários para a execução de ações corretivas;
  • Melhoria Contínua: investindo na educação, treinamento e otimização da comunicação Interna na empresa, etc.

Em síntese, tais fatores, entre outros,  servem para garantir o funcionamento das ações estabelecidas pela empresa. Com isso, é possível tecer uma melhor análise e verificar se, de fato, há o  cumprimento dos princípios éticos e normas de conduta estabelecidos pela organização.

Implementando Compliance em sua empresa

O primeiro passo é estabelecer na empresa, quais  os mecanismos e as formas de controle interno, com o intuito de identificar e corrigir erros e desvios de conduta.

Contar com suporte e a assessoria empresarial de profissionais especializados pode ser o melhor caminho para a execução desta primeira etapa.

Implementar o Compliance é um fato desafiador e cada vez mais necessário. De maneira resumida, o programa deve ser composto de etapas como:

  • Análise de riscos, avaliando prováveis problemas de conduta , os quais a organização pode estar vulnerável;
  • Plano de ação: uma espécie de planejamento das estratégias para a implementação assertiva do programa de Compliance, definindo etapas, a divulgação do programa e como será feita  a capacitação dos funcionários, bem como o monitoramento do cumprimento do programa;
  • Código de conduta: criado por meio de um documento que retrate de forma clara, a realidade da empresa/organização, em sintonia com os valores adotados por ela;
  • Canais de comunicação para denúncias e análise de situações, etc.

Viu como um programa de Compliance não só pode, como deve ser implementado em sua empresa?

Quer saber mais detalhes e contar com o suporte de especialistas no assunto? Entre em contato agora com a equipe da Tamarhti!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Classificar post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *