skip to Main Content
Contabilidade Para Terceiro Setor – Qual O Real Papel Do Contador?

Contabilidade para terceiro setor – Qual o real papel do contador?

Você já pensou como empresas sem fins lucrativos cuidam da gestão financeira? A contabilidade para  terceiro setor é crucial para o desenvolvimento dos serviços de utilidade pública. Neste texto, você aprenderá o que é a contabilidade para o terceiro setor, qual a sua importância para a saúde financeira de empresas sem fins lucrativos e como o contador possui papel central nessa área.

O que é a contabilidade para o terceiro setor

A contabilidade para terceiro setor é aquela que acomete empresas que prestam serviços sem visar o lucro, como ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).
O dinheiro utilizado para manter esse projetos em pé advém de iniciativas privadas e doações feitas por empresas públicas e privadas. Em alguns casos, também podem receber dinheiro por meio de repasses públicos.
A instituição do terceiro setor também poderá criar e vender produtos/serviços, no qual o dinheiro captado será utilizado para manter os seus serviços de qualidade. Por conta do seu condicionamento, o terceiro setor possui uma série de benefícios, como o pagamento de menos impostos. Por outro lado, o primeiro setor corresponde ao governo, enquanto o segundo setor refere-se às empresas da iniciativa privada, com a comercialização de bens e serviços para a população