COMO FAZER O CONTROLE FINANCEIRO DE UM E-COMMERCE?
Um estudo feito pelo Ebit/Nielsen, revelou que em 2018 o e-commerce cresceu 12%, faturando cerca de R$ 53,2 bilhões.
Este levantamento nos permite mensurar o quanto o comércio digital segue em alta, e o quanto o controle financeiro de uma loja virtual deve ser visto como fator prioritário.
Diante de um mercado aquecido como o online, destacar-se da concorrência implica em uma série de cuidados aos mínimos detalhes. Neste contexto, o controle financeiro surge como um tópico primordial, na medida que as finanças de uma empresa pode ser vista como o coração do empreendimento.
É por meio do controle financeiro bem-sucedido que o e-commerce pode crescer, alavancar sua presença no segmento e manter-se firme e competitivo.
No entanto, muitos gestores apresentam dificuldades em lidar com esta questão no e-commerce. Algumas vezes, por falta de experiência, outras vezes, por centralizar em si a maioria das tarefas, se sobrecarregando, o gestor se vê diante de percalços e desafios, que travam a evolução do empreendimento.
Fracassar no controle financeiro do e-commerce pode proporcionar quedas definitivas, como falência e a morte do negócio.
Como executar a melhor gestão financeira em seu negócio virtual? Como tornar seu e-commerce rentável e obter resultados expressivos? Afinal, como fazer o controle financeiro de um e-commerce?
É sobre isso que falaremos a seguir, acompanhe!
Faça o planejamento financeiro do e-commerce
Planejamento é palavra de ordem quando o que está em jogo é o setor financeiro do seu comércio digital.
É o primeiro passo para controle financeiro e gestão das finanças, e ele deve ser constante.
Ao elaborar o planejamento, levante questões e defina metas e objetivos bem traçados.
Por exemplo, em quanto tempo o ponto de equilíbrio financeiro deve ser atingido? Em que momento o lucro deverá começar a surgir?
Realizar o acompanhamento constante das vendas, dos gastos, custos e investimentos, bem como de todo desenvolvimento do negócio e fazer os ajustes sempre que necessário, é essencial no processo de planejamento.
Analise os gastos e corte tudo o que for supérfluo
O controle financeiro do e-commerce deve sempre analisar onde estão sendo investidos os recursos e se de fato, eles são importantes para o crescimento do empreendimento ou se, ao contrário, não são essenciais, considerados supérfluos.
Procure, portanto, sempre ficar de olho nos indicadores de custos e caso seja necessário, estabeleça o remanejamento das verbas, minimizando ao máximo gastos que não correspondam às necessidades do negócio.
Controle o fluxo de caixa do e-commerce
Outra medida necessária para a gestão financeira do e-commerce é fazer o controle do fluxo de caixa da loja virtual.
Ou seja, supervisionar de perto a entrada e a saída de dinheiro, controlando as receitas e despesas.
Tenha em mente o que é despesa fixa (que independe de vendas), bem como o que é despesa oscilante, ou seja, que se relaciona diretamente com o aumento das vendas.
Além disso, é preciso dominar conceitos como margem de lucro, financiamentos e o saldo líquido da conta.
Estoque equilibrado ajuda a cortar gastos, atente-se a isso!
Um cuidado que não pode ser ignorado é o controle de estoque. Ele está intimamente relacionado ao controle financeiro da empresa.
A melhor forma de realizar o controle de estoque é automatizando o processo, evitando assim equívocos relacionados a entrada e saída de produtos e melhorando a produtividade.
Espaço adequado para armazenagem, data de vencimento para produtos perecíveis, entre outros detalhes, farão toda a diferença na gestão do estoque, evitando tanto a escassez de produtos quanto o acúmulo de produtos encalhados.
Para otimizar todo o processo de controle financeiro, otimizando o seu tempo e produtividade, você pode deixar os trâmites necessários nas mãos de uma empresa de confiança e consolidada no segmento.
A Tamarthi conta com os melhores profissionais no mercado para a realização do controle financeiro de seu e-commerce. Entre em contato e venha tomar um café com a gente!