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Documentos Necessários Para Abrir Uma Empresa

Documentos necessários para abrir uma empresa

Conheça os documentos necessários para abrir uma empresa, e entenda a importância de estar alinhado aos órgãos competentes! 

Sua vontade de crescer e ser bem sucedido é muito grande, não é mesmo?

Desse modo, você analisou as vantagens e benefícios de abrir uma empresa então, agora precisa saber quais são os documentos necessários para começar esse processo?

Para te ajudar nesse importante passo, reunimos nesse conteúdo os principais documentos necessários para abrir uma empresa.

Confira!

Contrato social

Na elaboração do contrato social serão definidas as participações de cada um dos sócios da empresa – caso hajam -, bem como estabelecer quais serão as atividades do seu negócio e seu funcionamento como, participação dos sócios, modelo tributário, etc.

Registro na Junta comercial

É a partir desse registro que sua empresa oficialmente passa a existir.

Ele deve ser feito antes da obtenção do CNPJ, e mesmo que não ofereça autorização para que sua empresa comece de fato a funcionar, é uma exigência legal para prosseguir em seu processo de regularização.

NIRE

Na Junta Comercial, se acaso todos os documentos estejam de acordo, você recebe o Número de Identificação de Registro de Empresa (NIRE) e, com ele, é possível então, habilitar sua empresa junto à Receita Federal, obtendo o CNPJ.

Alvarás e Inscrição Estadual e Municipal

Porém, o de posse do CNPJ, você deve fazer a Inscrição Estadual e Municipal; que são extremamente importantes para a legalidade de sua empresa.

Além disso, determinados negócios requerem autorizações e alvarás de funcionamento, sejam eles do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, Licença Ambiental, etc.

Assim, com as autorizações e alvarás em mãos, é possível então,  fazer inscrições em órgãos como a Previdência Social.

Vale destacar que, alguns desses documentos para abrir empresa são pagos e necessitam de outras documentações adjacentes.