skip to Main Content
Saiba Tudo Sobre Imposto De Renda (IRPF)

Saiba tudo sobre imposto de renda (IRPF)

Esse ano você conseguiu concretizar todos os seus planos? Abriu o negócio que estava planejando? Fez a viagem dos sonhos? Teve uma alta movimentação financeira? 

Se você respondeu que sim, esse, provavelmente, pode ser o motivo de você estar aqui.

Em um ano gastamos com muita coisa. Sempre tem algo que queremos comprar, contas para pagar, viagens para fazer, lugares para conhecer, mas para isso é necessário ter dinheiro. E se a movimentação financeira do ano for alta, logo vem a preocupação com o Imposto de Renda. Mas não se preocupe, a gente vai explicar para você tudo sobre imposto de renda IRPF.

O que é o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)?

O imposto de renda pode ser para pessoa jurídica ou física. Para a pessoa física, existe um teto anual de ganho determinado para a Receita Federal no valor de R$28.559,70. Se o ganho de uma pessoa física for maior que esse valor, ela terá a obrigação de declarar o Imposto de Renda Sobre Pessoa Física.

Ao declarar seu rendimento para a Receita Federal, será feito um cálculo para avaliar se você pagou mais impostos do que deveria. Caso isso aconteça, o declarante pode receber algum dinheiro de volta. Os documentos geralmente são enviados entre março e abril de todos os anos, sempre em referência ao ano anterior.

Quais são os tipos de declaração?

Ao declarar o Imposto de Renda, você pode deduzir valores. Para entender como deduzir, você precisa saber que existem dois tipos de declaração: Declaração Completa e Declaração Simplificada. 

A diferença entre elas é:

  • Declaração completa: quem opta por ela pode abater os gastos com educação, saúde, dependentes e doações;
  • Declaração simplificada: declara-se um valor fixo equivalente a 20% da renda tributável, tendo um limite máximo de R$16.754,34.

Existe a possibilidade de alguns valores serem restituídos. Quando o contribuinte finaliza sua declaração, à Receita Federal informa se ele será restituído ou não. Porém, se a Receita identificar na declaração que o contribuinte pagou menos impostos que deveria, o valor será abatido do valor a ser restituído.

Confira Nossos Serviços - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Tamarthi Assessoria Empresarial

Qual documentação será necessária?

Existe uma lista básica de documentações necessárias para a Declaração de Imposto de Renda (IRPF). Essa lista contém:

  • Título eleitoral para aqueles que não declararam no ano anterior;
  • Declaração do último Imposto de Renda para aqueles que declararam no ano anterior;
  • Comprovantes de bens de direito (aplicações financeiras, veículos e imóveis);
  • Informe de rendimento bancário;
  • Comprovante de despesas dedutíveis;
  • e Informe de rendimento como empregador ou sócio de empresa, se esse for o caso.

Para saber se existem outros documentos a serem declarados, entre em contato com um contador. Ele pode te informar sobre as possíveis especificidades do seu caso.

O que é a malha fina?

A Malha Fina é um processo de verificação minuciosa de possíveis irregularidades em declarações de Imposto de Renda. Se você caiu na malha fina, você pode corrigir as divergências no portal do E-cac, ou fazer uma Declaração de Retificação de Imposto de Renda. Tudo depende do nível de divergência que existe na sua declaração.

Como declarar o Imposto de Renda (IRPF)?

Você mesmo pode declarar gratuitamente o seu Imposto de Renda IRPF pelo programa da Receita Federal. Mas se você quiser se livrar dessa preocupação, você deve contatar um contador especializado na área.

Quer saber tudo sobre Imposto de Renda (IRPF) detalhadamente ou precisa de ajuda para declarar o seu? Entre em contato conosco!

Será um grande prazer poder ajudar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!