EMPRESAS FINTECH: ENTENDA COMO ELAS TÊM REVOLUCIONADO O MERCADO
O avanço tecnológico a cada dia tem transformado os hábitos das pessoas e suprindo as mais variadas necessidades em diferentes segmentos de mercado.
A forma que hoje lidamos com questões usuais do dia a dia em relação ao dinheiro, por exemplo, não é a mesma que adotávamos em um passado não tão distante.
O termo financial technology lhe soa familiar? E o termo empresas Fintech? Ambos carregam em si, soluções com o intuito de facilitar a vida das pessoas e empresas.
Não há dúvidas que o conceito Fintech indica um cenário revolucionário, em contrapartida aos serviços geralmente mais caros e tão burocráticos dos bancos convencionais.
Com foco no usuário e em suas necessidades, promovendo a melhor experiência do cliente e tendo como força motriz a tecnologia, as empresas Fintech certamente se configuram em um negócio cada vez mais promissor.
Quer entender melhor como elas têm revolucionado o mercado financeiro em geral, tornando-se as queridinhas do público? Contamos mais detalhes a seguir, continue a leitura e confira!
Empresas Fintech: conceito
Em um momento onde temos a cada dia, mais pessoas conectadas, não é difícil entender o motivo pelo qual os bancos digitais e demais serviços relacionados ao âmbito financeiro fazem tanto sucesso com as pessoas.
Mas, afinal de contas, o que é uma empresa Fintech?
O termo remete a junção de duas palavras originárias do inglês, “financial” e “technology”. Grosso modo, Fintech nada mais é do que uma empresa e/ou startup que inova e otimiza serviços de cunho financeiro, por meio da tecnologia.
Como as empresas Fintech revolucionaram o mercado?
Em um comparativo com os bancos tradicionais, é inegável o quanto uma Fintech como, por exemplo, Nubank e tantas outras, trouxeram vantagens para o público em geral.
Um fator que impulsionou essa verdadeira revolução digital no setor é sem dúvidas, a desburocratização de serviços. Com a Fintech, tornou-se palpável a possibilidade de acessar várias funções bancárias na palma da mão.
Hoje, o que era possível somente em uma agência bancária física, pode ser realizado na palma da mão, através do smartphone, com toda a agilidade e inovação em transações financeiras.
Dentre os diferenciais que podemos pontuar em empresas Fintech, que agradam em cheio o mercado consumidor e colocam tais empresas como as preferidas de boa parte do público, podemos destacar os seguintes:
- Serviço de conta bancária digital
Enquanto nos bancos tradicionais temos em boa parte das vezes, a cobrança de taxas de manutenção da conta, cobrança de diversos serviços e uma boa dose de burocracia para abrir uma conta, em uma Fintech o cliente conta com a conta bancária totalmente digital.
Isso inclui por exemplo, que por meio celular ou qualquer dispositivo com acesso à internet, é possível realizar movimentações financeiras variadas.
Serviços como o pagamento de contas, transferências de valores, consultas de extrato/saldo, e até mesmo a possibilidade de usar funções como débito/crédito e geração de boletos, estão disponíveis em várias empresas do segmento.
- Investimentos e empréstimos
Outro fator que revolucionou o cenário atual é a possibilidade tanto de solicitar empréstimos financeiros, quanto a de realizar investimentos totalmente de forma online. Blockchain e Criptomoedas também constam no portfólio Fintech.
Com as empresas Fintech, é possível evitar aquela fila de atendimento, aquela conversa com o gerente, e solicitar um empréstimo do lugar que você estiver, por exemplo. Até mesmo os investimentos que porventura você tenha, podem ser gerenciados online, permitindo aplicações e transações diversas.
Determinados aplicativos relacionados às Fintechs ainda ajudam em quesitos como negociação de dívidas, gestão de benefícios (o que permite a dispensa de cartão físico para conceder benefícios), gestão financeira, entre outros.
Você já faz uso dos serviços de uma empresa Fintech? Possui uma startup do segmento? Conte para nós sobre sua experiência!