skip to Main Content
Evite Erros Na Hora De Abrir Uma Farmácia

Evite erros na hora de abrir uma farmácia

Para abrir uma farmácia é preciso tomar alguns cuidados básicos, evitando erros que possam atrapalhar o seu funcionamento, desde a escolha do melhor ponto, com o tamanho mínimo exigido pela vigilância sanitária, até as instalações, permitindo um bom fluxo de clientes e veículos, numa vizinhança adequada e sem excesso de concorrência.

A estrutura básica das farmácias é bastante semelhante e, portanto, o empreendedor deve encontrar a melhor localização, em região que possua densidade populacional para permitir a sustentabilidade do empreendimento.

Antes de abrir uma farmácia, o empreendedor farmacêutico deve buscar o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para farmácias, pois os especialistas contábeis possuem conhecimentos aprofundados no ramo de atividade farmacêutico, uma vez que o modelo de empreendimento exige o atendimento de determinadas legislações específicas, devendo seguir desde o plano diretor do município até as normas de vigilância sanitária e registros no conselho regional de farmácia.

Analisando o público-alvo na hora de abrir uma farmácia

Um dos erros que devem ser evitados na hora de abrir uma farmácia é com relação ao público-alvo. Para que uma farmácia possa manter sustentabilidade ao longo do tempo, é necessário que tenha um mínimo de 10 mil clientes potenciais. Essa média, no entanto, pode variar em virtude do valor médio de compras, embora se saiba, evidentemente que, quanto maior o número de potenciais clientes, maiores serão as vendas e, consequentemente, a lucratividade da farmácia.

Com a ajuda de uma empresa contábil especializada, o empreendedor terá condições de fazer uma boa análise do mercado e conhecer melhor o público-alvo que irá atender, garantindo que sua farmácia possa manter a sustentabilidade.

Analisando a concorrência na hora de abrir uma farmácia

Avaliar o potencial de clientes é essencial, mas ainda é necessário outra análise: a concorrência. Conhecer bem a concorrência também é evitar um dos erros na hora de abrir uma farmácia.

O empreendedor deve fazer uma pesquisa no local escolhido para montar sua farmácia, verificando quantas existem na região, fazendo os cálculos necessários para saber se poderá ter o número de clientes potenciais para que possa ter maior tranquilidade com seu empreendimento.

Além disso, é válido também fazer uma visita aos concorrentes como cliente, analisando seus preços e produtos, verificando seus diferenciais com relação às outras farmácias e comparando os serviços agregados que possam atrair mais a clientela, como entrega em domicílio, formas de pagamento, promoções disponíveis, etc., possibilitando criar meios de abrir uma farmácia com diferencial que possa ser mais atrativo.

Analisando os fornecedores na hora de abrir uma farmácia

O ramo farmacêutico normalmente já possui empresas distribuidoras de medicamentos. Dessa forma, na hora de abrir uma farmácia, os fornecedores podem ser os mesmos de outras farmácias.

Uma alternativa é manter contato diret