skip to Main Content
Gestão Com Foco Em Resultados: Características E Vantagens

Gestão com foco em resultados: características e vantagens

No âmbito corporativo, podemos encontrar uma vasta gama de tipos e estilos de gestão, onde cada líder e administrador adapta ao seu negócio, conforme suas necessidades.

Houve um tempo em que a gestão se baseava num modelo de administração de empresas que priorizava os procedimentos, bem como o número de horas trabalhadas.

No entanto, um outro paradigma administrativo que ganha força e é realidade em muitas empresas que adotam uma visão mais moderna é o que aposta na finalização das metas, ou seja, atua direcionando sua atenção para o cumprimento dos objetivos traçados.

É nesse segundo modelo citado que podemos localizar onde melhor se encaixa a gestão com foco em resultados.

Quer entender melhor como esse tipo de gestão pode ser vantajoso para sua empresa, bem como quais suas principais características? Então acompanhe a seguir.

Gestão com foco em Resultados: o que é?

Management by Objectives (MBO) ou Management by Results (MBR), são os termos de origem inglesa que originam a gestão com foco em resultados.

De acordo com esse conceito, o resultado do desempenho organizacional por meio das ações dos profissionais de determinada organização é a prioridade.

Peter Drucker é o nome atrás do termo, que surgiu em seu livro The Practice of Management, de 1954.

Embora já antigo, o conceito e sua definição encontram ecos na atualidade, em empresas onde a referência principal que norteia todo processo de gestão são os resultados obtidos.

Gestão com foco em resultados: principais características

Para identificar o conceito em uma empresa, podemos nos ater nas seguintes características:

  • Nesse método de gestão, há o comprometimento de todos os envolvidos, em todas as esferas dos processos organizacionais, sem medir esforços no que tange a participação, colaboração e empenho;
  • Trabalho em equipe, otimizado de forma a evitar a procrastinação;
  • Participação frequente do líder, orientando e assessorando a equipe;
  • Responsabilidade de todos os membros da equipe da empresa. Como todos são um time, as vitórias e também os fracassos são de responsabilidade mútua, ou seja, é compartilhada.

Gestão com foco em resultados: como é feita?

Seguindo os ensinamentos de Peter Drucker, a gestão com foco em resultados segue as etapas a seguir:

  • Objetivos organizacionais revistos

As ambições e objetivos da empresa sevem ser bem claros e revistos, para que o planejamento estratégico seja otimizado.

  • Objetivos dos colaboradores bem definidos

Deve-se firmar acordo entre líderes e colaboradores, em relação aos resultados esperados com a execução do trabalho. Tanto a avaliação do desempenho quanto a apresentação dos resultados obtidos devem obedecer um prazo estabelecido no acordo.

  • Processo