Gestão Financeira para o Terceiro Setor: 05 coisas que não te contaram! [Mas que você deveria saber]
A Gestão financeira para o terceiro setor tem sido um tema de grande recorrência nas pautas de maior necessidade de organizações desse nível de importância.
Por isso, nós, da Tamarthi Assessoria Empresarial, decidimos trazer o tema para mais próximo de você!
Vamos as orientações mais essenciais sobre este assunto?
Índice
Captação de recursos para terceiro setor
O terceiro setor só consegue sobreviver, se tiver sua base de arrecadação muito bem organizada. Sendo assim, é preciso, portanto:
- Validar as entradas de capital;
- Definir de onde vêm e quanto vêm, de acordo com cada captação, a partir de data e períodos, até como uma forma de haver maior previsibilidade de arrecadações futuras, trazendo assim um norte mais assertivo nos investimentos e administrações financeiras que poderão ser realizadas;
- É importante destacar e antever se essa captação é fixa ou variável, se é limitada ou não;
- Não podemos esquecer que as saídas precisam também serem especificadas e descritas em relatórios, de modo a mostrar todo o balanço da organização.
E como o contador pode ajudar o terceiro setor?
É por esse motivo que o contador especializado no terceiro setor se torna de tão grande importância para o bom desempenho da organização e de suas necessidades mais vitais, já que muitas vezes, estamos falando de outras vidas que necessitam desse apoio tão fundamental.
O contador será o responsável por:
- planejar,
- analisar, e
- realizar cálculos.
De maneira que o terceiro setor tenha total condições de se conduzir e de performar sob bases mais seguras.
Essa gestão do fluxo de caixa, garante que a organização tenha um equilíbrio financeiro mais assertivo, mesmo durante a eventualidades ou surpresas.
Portanto, é dessa forma que a instituição terá sua imagem sempre ilibada de culpa.
Sendo assim, com todo esse amparo na gestão financeira do terceiro setor, a organização poderá atuar com créditos mais positivos, equilibrando e pagando devidamente todos os seus débitos.
Planejamento a longo prazo como ponto forte!
Para que o terceiro setor tenha sucesso, é preciso que os recursos disponíveis sejam usados muito sabiamente e de forma bem calculada, pois qualquer coisa que exceda, pode trazer complicações.
Desse modo, para que o sucesso seja conquistado, é necessário realizar ações de longo prazo, gerando estratégias alternativas que criem o senso de prioridade e, assim, as necessidades sejam desenvolvidas por etapas.
Contudo, esse melhor direcionamento gerará um melhor alcance de resultados em toda base de captação de recursos e sociais!
Quais são os objetivos da instituição?
- O que a organização do seu terceiro setor tem por favor?
- O que é necessário?
- Quais são as coisas importantes a serem inseridas, mudadas, agendadas, implementadas?
- Investimentos? Estratégias?
Todas essas coisas precisam ser alinhadas e colocadas no papel, de forma que o cálculo nunca penda negativamente para o terceiro setor!
As ações devem se basear com a realidade da organização, sem nunca ultrapassar os seus limites ou possibilidades. É preciso lembrar que o equilíbrio exige tudo isso.
Tomadas de decisões assertivas para uma gestão financeira para o terceiro setor efetiva
Será com base em todas essas informações coletadas, que a contabilidade terá como orientar assertivamente a instituição em tudo que for como meta.
O futuro da organização também depende de seus resultados financeiros, já que é necessário capital para conduzir as ações dentro do terceiro setor.
Assim, se faz importante:
- Manter a organização de tudo o que entra e sai da organização.
- Levar em considerações todos os pontos internos e externos de sangrias e arrecadações.
- Alinhamento quanto as obrigações legais, fiscais, de registros e notas que sempre são necessários.
Portanto, depois de ter tudo isso em mente, agora é hora de “arregaçar” as mangas e ter uma contabilidade que esteja ao seu favor!