O que é avaliação de empresas e sua importância na gestão
Ao empreender, a intenção do gestor é tornar a sua empresa competitiva, gerando lucros e sendo bem-sucedida. Para tanto, sabemos que há vários aspectos que irão contribuir com o sucesso do negócio.
A avaliação de empresas é um destes aspectos, e assume papel importante na gestão, uma vez que oferece informações e dados relevantes para tecer estratégias e estabelecer planejamentos eficazes para a sequência dos negócios.
Muitas vezes levado em conta tão somente em situações cujo empresário pretende vender o empreendimento, este procedimento deve na verdade, permear as ações de gestão também em momentos como a formação de novas sociedades, por exemplo.
Entenda melhor o que é a avaliação de empresas e como ela é significativa em uma gestão empresarial bem-sucedida.
Avaliação de empresas: o que é?
Podemos definir o termo “avaliação de empresas” como uma ação que permite calcular o valor da empresa no mercado.
Para tanto, é interessante utilizar os serviços de profissionais preparados, capacitados a utilizarem as técnicas que atendam às necessidades de cada empresa.
Como é feita esta avaliação?
Em linhas gerais, a avaliação de empresas implica em uma eficiente assessoria contábil. De acordo com o Sebrae:
Em primeiro lugar é muito importante o acompanhamento de uma auditoria contábil e jurídica para avaliar todos os aspectos do negócio existente, especialmente para evitar uma sucessão de tributos e riscos trabalhistas pré-existentes.
Alguns pontos levados em conta, na ocasião da avaliação são:
- A análise de contratos (fornecimento, local, pontos, etc.);
- Estudo de obrigações tributárias, trabalhistas, previdenciárias;
- Faturamento (capaz de determinar o porte do empreendimento avaliado, ou seja, seu “tamanho”);
- Resultado Operacional, ou seja, a lucratividade;
- Patrimônio Líquido, que leva em conta, questões como a diferença obtida do valor de ativos (contas a receber, imóveis, direitos, etc.) e do valor de passivos (financiamentos, contas a pagar, dividas, etc.);
- Identificação da tendência da empresa no mercado, ou seja, a projeção do futuro.
Para efetuar a avaliação de empresas, o papel de um contador é o de protagonista. Ele deverá colher todos os dados dos itens acima, dentre outros, e ao ter a posse das informações, utilizará os métodos mais adequados de cálculo.
Dentre os métodos mais utilizados, mas que podem variar de acordo com cada caso e empresa, temos:
- Cálculo de múltiplos de faturamento;
- Cálculo de múltiplos de fluxo de caixa;
- FCD – Fluxo de Caixa Descontado, entre outros.
Afinal, o que estabelece o valor de uma empresa?
Em relação a avaliação de uma empresa, temos uma conclusão sobre o que vai definir o quanto ela vale, de acordo com o Sebrae:
“… são os resultados futuros a serem contabilizados pela empresa por meio dos valores atuais do negócio, ou seja, o que precisa ser valorado são os resultados futuros daquilo que você conseguiu construir até o momento em sua empresa. Entretanto, todos esses cálculos serão uma aproximação do valor do negócio.”
(Fonte: SEBRAE)
Após os cálculos obtidos por meio dos métodos adotados na avalição, o que temos é, portanto, um importante laudo que resulta num preço médio da empresa, sendo também uma sugestão de preço mínimo de mercado.
Desta forma, a gestão passa a ter dados mais concretos sobre o negócio, podendo assim estabelecer novas estratégias, novas sociedades e parcerias, estabelecer metas de crescimento, entre outros aspectos.
Precisa de assessoria de profissionais qualificados? Agende agora uma reunião com a equipe da Tamarthi!