skip to Main Content
Quais São Os Maiores Desafios Em Empreender No Ramo De Supermercados?

Quais são os maiores desafios em empreender no ramo de supermercados?

Quem nunca ouviu dizer que no ramo alimentício e supermercadista, não há crise? Afinal, todos precisam comer, não é verdade?

Porém, sabemos que na economia, quando ocorre uma crise, é comum que em quase todos os setores ela seja sentida, em maior ou menor escala, de acordo com o tipo de empreendimento.

Fato é que empreender, mesmo num ramo como o de supermercados, onde pressupõe-se ser um nicho menos suscetível às crises, é uma atividade cheia de desafios, como em qualquer outra área ou esfera de negócios.

Quer saber quais são os maiores desafios em empreender no ramo de supermercados atualmente? Então fique conosco que lhe traremos algumas respostas importantes para ajuda-lo (a)!

Desafios ao empreender no ramo de supermercados: concorrência

Você sabia que de cada dez brasileiros, quatro participaram na criação de um novo negócio? Foi o que relatou um estudo feito pela empresa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2015.

Esse número colocou o Brasil na frente de países como Estados Unidos e China, no que tange aos novos empreendimentos (com menos de 4 anos). Com isso, podemos concluir que a concorrência está cada vez mais acirrada, sendo talvez o maior desafio para quem quer investir no setor.

Para vencer no ramo, é importante que o empreendedor veja essa competição como algo positivo, uma vez que implica na melhoria constante, atualizações e pleno alinhamento com os desejos dos clientes.

Desafios ao empreender no ramo de supermercados: fidelizar clientes

Outro desafio importante para quem empreende no setor supermercadista é a questão da fidelização de clientes.

Afinal, com a concorrência em alta, ao menor vacilo, você pode acabar perdendo a chance de cativar os clientes, gerando assim prejuízos financeiros ao seu negócio.

Criar planos de fidelização, aumentando vendas e superando a expectativa dos seus clientes, é uma boa alternativa para reter o público e torna-lo fã do seu negócio.

Desafios ao empreender no ramo de supermercados: treinamento e qualificação de funcionários

A falta de mão de obra qualificada é muitas vezes, fator determinante para o fracasso de um negócio, como um supermercado, por exemplo.

É comum que, pensando em economizar, alguns gestores prefiram treinar sozinhos pessoas próximas ao seu vínculo de amizades, parentes, etc.

Muitas vezes, aí está o erro. Isso porque é preciso executar o treinamento e qualificação de funcionários de forma assertiva e profissional, pois isso irá refletir em todo o negócio.

Uma queixa comum do público consumidor é a questão do atendimento, que muitas vezes, deixa a desejar.

Apostar em uma política de atendimento ao cliente eficaz, com treinamentos e atualizações, é fundamental para que o supermercado supra as necessidades de seu público, gerando maiores probabilidades até mesmo de fidelização.

Desafios ao empreender no ramo de supermercados: carga tributária

Você está ciente quanto aos impostos que recaem sobre seu supermercado e pro