skip to Main Content
Qual é O Verdadeiro Papel Do Rh Nas Empresas?

Qual é o verdadeiro papel do rh nas empresas?

Seria o setor de Recursos Humanos, ou somente RH, de uma empresa, responsável apenas por questões burocráticas, como por exemplo, efetuar a seleção e entrevista de colaboradores, e depois, contratar e/ou demitir?

Ou o papel do RH nas empresas englobaria uma esfera maior de funções, que vão muito além? Esse importante questionamento, acredite, é capaz de fazer a diferença em sua startup, pequena, média ou grande empresa.

Por isso, o post de hoje traz à reflexão esse tema pertinente a você, aí do outro lado da tela. Continue conosco e veja como o RH pode ajudar na gestão das empresas e agregar valor, além de otimizar resultados.

Verdadeiro papel do RH nas empresas: sustentação das estratégias das organizações

Como o próprio nome nos diz, o setor de Recursos Humanos deve priorizar exatamente a questão humana das empresas, ou seja, as pessoas que ali trabalham, afinal, são elas que dão vida à organização.

Nesse contexto, é necessário ao RH, identificar e reconhecer quais os profissionais mais preparados para assumir as responsabilidades e determinadas funções dentro da empresa, assim como incutir em cada colaborador, os seus valores, executar os treinamentos e acima de tudo, criar um clima propício e capaz de motivar os profissionais que ali estão.

Em outras palavras, foi-se o tempo em que o papel do RH se restringia apenas aos trâmites burocráticos de contratar e demitir funcionários, atendo-se às “papeladas”, tão somente.

O ideal é que os dados burocráticos da empresa possam ser colhidos e transformados em informações de cunho gerencial, para assim, facilitar a tomada de decisões de planejamento estratégico-financeiro, por exemplo.

Mais do que isso, quando falamos sobre o papel do RH nos dias de hoje, concluímos que ele deve “jogar junto” com os colaboradores, sendo um canal de comunicação entre empresa e funcionários, acolhendo suas ideias, ouvindo e suprindo as necessidades dessas pessoas, construindo assim um relacionamento mais próximo.

Com isso, se torna possível sustentar as estratégias das organizações, alinhando-se às políticas da empresa e disseminando seus valores, cultura e missão da organização em cada um dos colaboradores.

RH nas empresas: ambiente de comunicação aberta

Em síntese, o papel do RH é o de criar um ambiente que facilite o contato entre empresa e funcionários, ou seja, um ambiente que deve ser, acima de tudo, de comunicação aberta. Dessa forma, as chances da empresa ser bem-sucedida em suas atividades são otimizadas, uma vez que o funcionário passa a ter voz, a ser ouvido, além de se sentir parte de um todo.

Embora uma certa parcela de empreendedores e gestores, ainda hoje encarem o setor de Recursos Humanos como um custo muitas vezes desnecessário, é notório que empresas que dão uma atenção especial ao setor obtém ganhos e vantagens.

Essa atenção especial, a qual nos referimos, pode ser traduzida como estratégias capazes de tirar o RH do senso comum, buscando na criatividade e na motivação e engajamento de colaboradores, as oportunidades capazes de, ao invés de restringir o papel dos colaboradores, expandir sua presença no ambiente corporativo.

Uma nova visão no gerenciamento e equilíbrio de profissionais

Antigamente, era comum vermos em filmes, funcionários chamados até o setor de RH de uma empresa, e quase sempre, esse tal chamado significava demissão. Essa visão no mínimo negativa, que até mesmo a cultura pop inseriu nas pessoas, deve ser mudada.

A transformação depende exatamente da implementação de uma nova visão, tanto de gerenciamento quanto de equilíbrio e manutenção dos profissionais que atuam na empresa.

Sendo assim, o ambiente corporativo, sobretudo no que se refere ao setor de Recursos Humanos, deve a cada dia, buscar maneiras, formas e ferramentas para construir uma atmosfera encorajadora, inovadora, criando empatia e identificação entre a empresa e seus colaboradores.

Flexibilidade ao lidar com esse público, uma postura de parceria, ética e criatividade na gestão de conflitos, são pontos importantes a se considerar.

Precisa de um suporte no RH de sua empresa? A Tamarthi tem os melhores profissionais do setor pra te ajudar, fale com a gente!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *