Qual o impacto do terceiro setor para a economia brasileira?
Índice
Entenda porque o terceiro setor é um fator importante para fazer a economia brasileira girar!
O terceiro setor sempre foi uma incógnita para a maioria das pessoas, mesmo que conheçam ou até mesmo estejam em contato com entidades que se enquadram nesta modalidade.
Sendo assim, as organizações dessa natureza, apesar de não estarem focadas em gerar movimentação na roda econômica, ganharam o brilho dos holofotes, sendo reconhecidas por muitos e atendendo diversas necessidades.
Porém, sua razão social de existir não impede esses órgãos de exercerem sua contribuição, mesmo que um pouco nebulosa para muitos, com a economia, afinal, são empresas com um CNPJ como qualquer outra do segundo setor.
Sim, é um pouco complicado ligar uma ONG ao imaginário de ter lucros exorbitantes que façam diferença no cenário nacional, porém, existem outras maneiras de dar dinamicidade ao cenário econômico sem que, necessariamente, precise mexer com rios de dinheiro!
Portanto, hoje vamos ligar os pontos e esclarecer o impacto do terceiro setor para a economia brasileira!
E então, vamos lá? Boa leitura!
A economia brasileira não depende somente de comércios!
Se você não entende muito do que se passa na economia brasileira – e ninguém pode te julgar por isso, pois esse aspecto do Brasil proporciona surpresas cada vez mais impressionantes toda a semana -, provavelmente, deve ter como referência agentes que geram riquezas os comércios que tem mais contato, como lojas de roupas ou restaurantes.
Porém, apesar de representar uma parte expressiva da “fatia do bolo”, o terceiro setor vem surgindo como uma espécie de alternativa, afinal, o mercado está se tornando cada vez mais “hostil”, tanto para as pessoas que desejam se inserir com um emprego quanto para os empreendimentos, que estão falindo um após o outro.
Sendo assim, a economia brasileira ganhou um aliado que, apesar de sempre estar lá, nunca se viu em holofotes dos cidadãos que, além de descobrir essa modalidade econômica, lançou-se em busca de alternativas para a crise.
Portanto, os comércios e empreendimentos do setor produtivo, ou segundo setor, ao qual residem os empresários que mandam no mercado privado, não representam a totalidade da economia brasileira, porque possuem uma “mão amiga” para ajudar a girar a roda econômica nacional.
Como o terceiro setor pode mover a economia brasileira?
Bom, como explicamos no tópico anterior, o terceiro setor, apesar de voltado para as causas sociais, não deixa de ter uma participação ativa na economia brasileira, afinal, “não é apenas de pão que vive o homem”, não é mesmo?
Pois, mesmo voltadas para o objetivo de suprir as lacunas que o Estado deixa, assim, amparando a população, as entidades do terceiro setor ainda são empresas e, como tal, movem a economia brasileira de alguma forma.
Não apenas diretamente, como indiretamente, as organizações sem fins lucrativos acabam por interferir positivamente em questões econômicas, como, por exemplo, geração de mais empregos – uma salvação para quem tem sido continuamente excluído do mercado de trabalho.
Portanto, notícias como esta se tornaram a realidade de muitas pessoas:
Gostou das informações? Deixe seu comentário abaixo e nos diga a sua opinião sobre o assunto! E se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!
Fonte: Gestão Terceiro Setor