skip to Main Content
Saiba Como Controle De Estoque Eficiente é Importante Para Uma Farmácia

Saiba como controle de estoque eficiente é importante para uma farmácia

Você já conferiu algumas dicas para aumentar a lucratividade da sua farmácia. Agora, é hora de saber como um controle de estoque eficiente pode influenciar nos seus resultados.

O controle de estoque é uma parte fundamental para qualquer negócio, independentemente do segmento e do porte da empresa.

Mas, por quê?

Efetuar um controle rigoroso sobre o estoque garante que todos os produtos serão armazenados da forma correta, que estarão devidamente codificados e nomeados, que serão facilmente encontrados, dentre outras garantias.

O controle de estoque é decisivo para a aquisição de novos medicamentos, por exemplo. Se uma farmácia não possui um controle minucioso sobre os seus bens, dificilmente saberá quando o estoque de certos medicamentos está chegando ao fim e qual é o momento certo para encomendar mais remédios do fornecedor.

EFICIÊNCIA E LOGÍSTICA

Um dos pontos principais que devem fazer parte de todo controle de estoque eficiente é a logística. Através da sua aplicação correta, todo o manuseio dos produtos, armazenagem e qualquer movimentação dos medicamentos, dentro e fora da farmácia, ficarão sob controle do administrador do negócio.

Com isso em mente, será preciso criar alguns processos que definirão o sucesso do seu controle de estoque:

  • Será preciso administrar, de maneira eficaz, a organização do depósito onde os medicamentos serão colocados;
  • Certificar-se que a armazenagem dos medicamentos será feita da forma correta, com cada remédio armazenado de forma a facilitar e agilizar a consulta e retirada;
  • Se precaver com relação ao manuseio dos medicamentos e instruir os outros funcionários da farmácia para que haja alinhamento.

INFORMATIZE O CONTROLE DE ESTOQUE

O controle de estoque eficiente se estende além do ambiente físico, podendo ser realizado através de computadores e dispositivos móveis, por exemplo.

Há vários anos atrás, o controle de estoque podia ser realizado através de planilhas do Excel. Entretanto, ainda que seja funcional, esse método ficou ultrapassado, em decorrência da criação de softwares específicos para o serviço.

É claro que isso não significa que você não poderá utilizar uma planilha de controle de estoque para gerir o seu negócio. Entretanto, recomendamos que pesquise pelos programas que mais se adequam às necessidades do seu negócio.

Ainda sobre softwares para gestão de estoque: existem alguns programas gratuitos no mercado, como o Nex, por exemplo.

O IMPACTO DO CONTROLE DE ESTOQUE NAS VENDAS DA SUA FARMÁCIA

Uma farmácia que possui um controle de estoque eficiente não precisa se preocupar com o desperdício ou o excesso de produtos. Nesse caso, existe um monitoramento constante dos itens que estão em depósito e aqueles que precisam ser readquiridos, o que também evita a falta de medicamentos.

Situações onde medicamentos estão em falta ou há um excesso de produtos em depósito podem impactar o negócio de forma negativa e, inclusive, afastar clientes da sua farmácia. Imagine que três clientes vão ao seu estabelecimento em um único dia, procurando por um medicamento que está em falta e não foi reposto porque você n