skip to Main Content
5 Dicas Para Você Administrar Uma Farmácia De Modo Eficiente!

5 dicas para você administrar uma farmácia de modo eficiente!

O mercado farmacêutico exige determinados cuidados para ser administrado. O empreendedor do segmento deve utilizar de forma correta as ferramentas para administrar uma farmácia de modo eficiente.

Hoje, as grandes redes buscam dominar o mercado, com meios mais agressivos de competitividade, exigindo que o empresário tenha um alto nível de conhecimento e profissionalização, podendo garantir bons resultados para seu empreendimento.

Um dos pontos importantes para  administrar uma farmácia com eficiência é utilizar-se de softwares específicos para o comércio farmacêutico, onde são inseridas informações sobre vendas, cadastro de clientes e histórico de compras, permitindo sua integração com sistemas de controle de estoque.

A informatização permite administrar uma farmácia com eficiência, tanto pelo controle correto do estoque quanto pela disponibilização de outros tipos de mercadorias no ponto de venda, permitindo também que o empresário possa negociar melhores condições com os distribuidores.

Gestão de estoque: ponto fundamental para administrar melhor a farmácia

Em qualquer tipo de comércio, a gestão de estoque é fator crucial para garantir melhor fluxo de vendas e maior retorno para a empresa, permitindo manter a quantidade necessária de cada produto, sem falta ou excesso.

O ramo farmacêutico exige ainda mais cuidados, já que se trata de um segmento do mercado que possui produtos perecíveis, muitos deles com prazo de validade bastante curto, exigindo especial atenção por parte do administrador.

Portanto, não adianta nada investir em alto número de quantidade de alguns medicamentos se não houver o acompanhamento correto do fluxo de vendas. A gestão de estoque exige estabelecer um número mínimo e um máximo possível de cada medicamento, sempre se observando o prazo de validade e as corretas condições de armazenamento.

O sistema de gestão de estoques permite ter todas as informações sobre volume de medicamentos, seu tempo de permanência na farmácia e o volume de vendas, possibilitando ao gestor administrar melhor as compras e manter a quantidade necessária para atender seus clientes.

Além dos medicamentos, também é necessário pensar nos produtos complementares, como cosméticos, alimentos especiais e outros oferecidos como conveniência para os consumidores, levando ainda em conta os custos com ações promocionais, custos com embalagens e com panfletos, entre outros.

O planejamento, portanto, é a melhor forma de administrar uma farmácia com eficiência, assegurando melhores resultados frente à concorrência e oferecendo o melhor atendimento, satisfazendo os clientes e garantindo sua fidelização.

Como administrar uma farmácia através da gestão de estoques

Para administrar uma farmácia através da gestão de estoques, o empresário deve levar em consideração as seguintes etapas:

       1-Controle de entrada de mercadorias e medicamentos

O controle para administrar melhor a gestão de estoques da farmácia começa no recebimento das mercadorias. Todos os produtos devem ser catalogados, mantendo o controle de entradas e saídas e fornecendo os relatórios atualizados, evitando que o estoque tenha excesso ou faltas.

       2-Correto controle de lotes e vencimentos

Principalmente com relação aos medicamentos, o controle correto de lotes e vencimentos deve ser feito com todo o cuidado. Para o ramo farmacêutico, essa prática já é utilizada em medicamentos controlados e deve ser estendida para todo medicamento, garantindo a redução de perdas por vencimento da validade.

       3-Controle de estoque através da contagem

Além do controle informatizado, para administrar uma farmácia através da gestão de estoques é necessário implantar o sistema de contagem física, permitindo validar o processo de gestão informatizada. O levantamento de estoques deve ser feito pelo menos uma vez por mês, mantendo a atualização dos dados do sistema.

      4-Conferência da mercadoria na entrega

A expedição de mercadorias tanto pode ser feita pelo caixa, através dos operadores, como através do sistema de logística, no caso de distribuição e entrega em domicílio. Em ambos os setores deve haver uma conferência das mercadorias na entrega, permitindo validar as informações contidas no sistema.

     5-Treinamento como ferramenta para administrar melhor sua farmácia

O treinamento é a ferramenta principal para que o empresário possa administrar de forma eficiente uma farmácia. É imprescindível que a empresa tenha um pessoal treinado e qualificado, seja para o melhor atendimento, seja para complementar as necessidades da administração.

Conclusão

Para administrar uma farmácia de modo eficiente, o empresário deve contar com um bom sistema de gestão informatizado, uma equipe bem treinada e principalmente, contar com o apoio e auxílio indispensável de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para farmácias, para manter-se em regularidade fiscal junto ao FISCO.

Entendendo que qualquer penalidade é duramente punida, o farmacêutico ou proprietário de farmácia deve manter um conjunto de apoio para poder se dedicar melhor às suas atividades, canalizando suas energias para o que realmente interessa, ou seja, colocar sua empresa como sólida e confiável, atendendo seus clientes com mais qualidade e personalização.

Como você tem administrado sua farmácia? Precisando de um apoio contábil especializado?

Entre em contato conosco e vamos planejar um crescimento financeiro sustentável para sua farmácia!

Até breve…

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top