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Aprenda Como Calcular Corretamente A Margem De Lucro De Sua Distribuidora

Aprenda como calcular corretamente a margem de lucro de sua distribuidora

Uma das mais importantes obrigações para qualquer empresário do ramo de bebidas é calcular corretamente a margem de lucro de sua distribuidora. O cálculo da margem de lucro permite saber se a empresa está sendo competitiva, se está apresentando lucro para manter sua sustentabilidade e se terá condições de crescer.

Para calcular corretamente a margem de lucro de uma distribuidora é preciso conhecer alguns conceitos contábeis básicos, como vamos tratar a seguir:

Lucro líquido e lucro bruto, o que é isso?

A contabilidade conta com esses dois conceitos: o lucro bruto e o lucro líquido. Para calcular corretamente a margem de lucro de sua distribuidora é preciso diferenciar entre eles, sabendo o que cada um representa.

  • Lucro Bruto

O lucro bruto é o resultado do valor da receita total menos o valor de custo das mercadorias. Assim, se sua distribuidora comprou R$ 100 mil reais em bebidas durante um determinado mês e vendeu R$ 140 mil, o lucro bruto foi de R$ 40 mil.

  • Lucro Líquido

O lucro líquido representa o resultado da receita total, menos o valor de custo das mercadorias, menos as despesas da distribuidora. No valor das despesas entram os impostos, o pagamento de funcionários, despesas de energia, luz, água, telefone e internet e outros custos.

Dessa forma, se sua distribuidora teve despesas no valor de R$ 20 mil, o seu lucro será de R$ 40 mil menos as despesas, ou seja, o lucro líquido será de R$ 20 mil.

Margem líquida, margem bruta e Markup

Para calcular corretamente a margem de lucro de sua transportadora é preciso também conhecer a definição de preço de venda, entendendo o conceito de margem líquida, margem bruta e Markup, um ponto que muitas vezes é confundido pelos empresários.

Essas margens analisam a rentabilidade de sua distribuidora de forma percentual. Através dos cálculos de margem de lucro, você poderá entender o quanto uma mercadoria está rendendo mais do que outra.

Em sua distribuidora você tem diversos tipos de bebidas e você pode ter, no final do mês, um cálculo geral mostrando que teve um resultado positivo. Mas, pode ser que algumas bebidas estejam gerando mais lucro do que outras, que podem estar trazendo prejuízo. O cálculo do preço deve ser feito para cada tipo de mercadoria para saber a margem de lucro.

Vamos entender melhor esses conceitos:

Margem líquida

O valor da margem líquida para calcular corretamente a margem de lucro de sua distribuidora é feito em cima do lucro líquido. Para isso, dividimos o lucro líquido pela receita total e multiplicamos por 100.

Seguindo os números citados anteriormente, teríamos o seguinte percentual:

20.000 / 140.000 X 100 = 14,28%

Sua margem líquida, portanto, foi de 14,28%.

Margem bruta

Dentro dessa mesma linha de raciocínio, para calcular corretamente a margem de lucro de sua distribuidora é preciso conhecer a margem bruta do negócio. Esse valor é calculado através do lucro bruto dividido pela receita total vezes 100.

40.000 / 140.000 x 100 = 28,57%

Sua margem bruta, portanto, foi de 28,57%.

Markup

O mark up é um dos conceitos mais importantes para calcular corretamente a margem de lucro de sua distribuidora, mostrando se a empresa está mantendo um crescimento sustentável.

No Markup temos uma diferença: podemos calcular o lucro desejado pela distribuidora. Por isso é considerado importante para estabelecer os preços das bebidas vendidas, uma vez que ele oferece a visualização dos valores que devem ser cobrados para evitar prejuízos.

O cálculo do Markup permite negociar com os clientes, estabelecendo os limites para descontos, por exemplo.

Existem três tipos de Markup utilizados para calcular o preço de venda das mercadorias:

Markup total

No Mark up total todos os custos são calculados, incluindo despesas administrativas, impostos, mão de obra, etc. Assim, a conta deve ser feita pelo lucro desejado dividido pelo custo total.

Markup das mercadorias

No Markup das mercadorias, os custos calculados envolvem apenas as despesas relacionadas ao preço de custo e aquelas relacionadas diretamente com a mercadoria, como frete, por exemplo.

Markup variável

O Markup variável realiza os cálculos com base nos custos e despesas fixas e no lucro desejado.

Depois de fazer todos os cálculos e os valores, o próximo passo é comparar os preços com a concorrência, garantindo uma atuação mais competitiva no mercado.

Hora de calcular corretamente a margem de lucro de sua distribuidora de bebidas

Conhecendo os conceitos básicos para calcular corretamente a margem de lucro de sua distribuidora, pegue todos os valores que você tem em mãos e comece a fazer as contas.

Se depois de todos os cálculos, o valor de venda de suas bebidas estiver maior do que seus concorrentes, isso significa que alguma coisa não está correndo direito dentro de sua empresa. Assim, é preciso identificar o que está sendo mais custos para sua distribuidora e investir em ações para melhorar a margem de lucro do seu negócio.

Se você tem algum problema para calcular corretamente a margem de lucro de sua distribuidora de bebidas, entre em contato conosco. Somos especializados em contabilidade para distribuidoras de bebidas e podemos, com certeza, ajudar você a conseguir a aumentar a margem de lucro de sua distribuidora.

Estamos esperando por você!

Até breve…

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