skip to Main Content
Aprenda Como Calcular Corretamente A Margem De Lucro De Sua Distribuidora

Aprenda como calcular corretamente a margem de lucro de sua distribuidora

Uma das mais importantes obrigações para qualquer empresário do ramo de bebidas é calcular corretamente a margem de lucro de sua distribuidora. O cálculo da margem de lucro permite saber se a empresa está sendo competitiva, se está apresentando lucro para manter sua sustentabilidade e se terá condições de crescer.

Para calcular corretamente a margem de lucro de uma distribuidora é preciso conhecer alguns conceitos contábeis básicos, como vamos tratar a seguir:

Lucro líquido e lucro bruto, o que é isso?

A contabilidade conta com esses dois conceitos: o lucro bruto e o lucro líquido. Para calcular corretamente a margem de lucro de sua distribuidora é preciso diferenciar entre eles, sabendo o que cada um representa.

  • Lucro Bruto

O lucro bruto é o resultado do valor da receita total menos o valor de custo das mercadorias. Assim, se sua distribuidora comprou R$ 100 mil reais em bebidas durante um determinado mês e vendeu R$ 140 mil, o lucro bruto foi de R$ 40 mil.

  • Lucro Líquido

O lucro líquido representa o resultado da receita total, menos o valor de custo das mercadorias, menos as despesas da distribuidora. No valor das despesas entram os impostos, o pagamento de funcionários, despesas de energia, luz, água, telefone e internet e outros custos.

Dessa forma, se sua distribuidora teve despesas no valor de R$ 20 mil, o seu lucro será de R$ 40 mil menos as despesas, ou seja, o lucro líquido será de R$ 20 mil.

Margem líquida, margem bruta e Markup

Para calcular corretamente a margem de lucro de sua transportadora é preciso também conhecer a definição de preço de venda, entendendo o conceito de margem líquida, margem bruta e Markup, um ponto que muitas vezes é confundido pelos empresários.

Essas margens analisam a rentabilidade de sua distribuidora de forma percentual. Através dos cálculos de margem de lucro, você poderá entender o quanto uma mercadoria está rendendo mais do que outra.

Em sua distribuidora você tem diversos tipos de bebidas e você pode ter, no final do mês, um cálculo geral mostrando que teve um resultado positivo. Mas, pode ser que algumas bebidas estejam gerando mais lucro do que outras, que podem estar trazendo prejuízo. O cálculo do preço d